Home » Agenda » Exposições* » ‘Azulejos Portugueses: Diálogos Contemporâneos’
Azulejos Portugueses: Diálogos Contemporâneos
Azulejos Portugueses: Diálogos Contemporâneos

‘Azulejos Portugueses: Diálogos Contemporâneos’

Azulejos Portugueses

Azulejos Portugueses

A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos na Amadora, inaugura a exposição documental ‘Azulejos Portugueses: Diálogos Contemporâneos’, uma mostra cedida por Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Esta exposição está integrada nas comemorações do 42.º Aniversário do 25 de Abril, festejado no concelho da Amadora com um conjunto de iniciativas que decorrem durante o mês de abril.

Sinopse:

«Azulejo é uma das expressões mais fortes da Cultura em Portugal e uma das contribuições mais originais do génio dos portugueses para a Cultura Universal.

O azulejo ultrapassou largamente a mera função utilitária ou o seu destino de Arte Ornamental e atingiu o estatuto transcendente de Arte, enquanto intervenção poética na criação das arquiteturas e das cidades.

O Museu Nacional do Azulejo é hoje um dos mais importantes Museus de Cerâmica do Mundo e constitui, mais do que uma sugestão de colecionar azulejos, um convite a visitar o País em busca dos monumentais conjuntos ainda nos seus lugares de origem, percebendo-se bem a relação profunda entre o Azulejo, a arquitetura e a cidade.

Objetivo: Divulgar o azulejo, elemento diferenciador da cultura nacional. Esta exposição permite compreender uma arte que se renova e mantém viva, exemplo disso é o painel do Mestre Cargaleiro no Piso 0 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, colocando neste painel o nome de três grandes vultos da cultura do Séc. XX».

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.