Home » Desporto » Competições » Baja de Loulé na estrada este sábado
Baja de Loulé na estrada este sábado

Baja de Loulé na estrada este sábado

A Baja de Loulé que reune um total de 128 inscritos, entre SSV´s, Motos, Quads e Automóveis, vai para a estrada amanhã, sábado, 13 de Maio, com os concorrentes a saírem da base operacional da prova, situado no centro da vila de Almancil, para disputarem o prólogo, traçado mais uma vez na zona de Vale Judeu, onde será apurada a ordem de partida para motos, quads, SSV’s e automóveis.

Os concorrentes partem depois para o primeiro sector selectivo, com início e fim na aldeia da Cortelha, cerca de 25 Km a norte de Loulé.

No dia seguinte, disputar-se-ão dois sectores selectivos, disputados alternadamente entre motos/quads/SSV e automóveis de forma a salvaguardar a melhor segurança do evento, intermediados por um momento de assistência em Almancil e um reagrupamento no centro de S. Brás de Alportel.

Nas motos, haverá a novidade de no final haver um novo vencedor no palmarés da prova, com o favoritismo a recair em nomes como os de Daniel Jordão (Yamaha), Bernardo Megre (Husqvarna) ou Salvador Vargas (KTM), sendo também de destacar a presença de moto portuguesa AJP P510 tripulada por Domingos Santos e que já deu boa conta de si na prova anterior. Esta prova divide-se ainda pelas subcategorias Junior, Promoção, e Veteranos, onde constam os nomes do ex. “dakariano” Bernardo Vilar (KTM) e Armindo Neves (SWM), piloto que venceu as duas primeiras provas do campeonato nesta categoria e que tem a curiosidade de já ter disputado outras provas do Clube Automóvel do Algarve, mas em quatro rodas! Já os quads têm como principal favorito Roberto Borrego (Yamaha), regressado este ano à competição das “moto4”. De referir ainda a classe Hobby, com 5 inscritos, destinada a pilotos sem licença desportiva e que não disputam a totalidade da prova.

Quanto aos SSV, esta é a categoria mais populosa à partida da prova, com 61 equipas a aceitarem o desafio de serem os mais rápidos no barrocal e na serra. O favoritismo recai entre os tripulantes dos Can-Am Maverick, destacando-se os nomes de Vítor Santos/Gregório Pereira (vencedores em Góis), Pedro Santinho Mendes (vencedor na Baja TT do Pinhal) ou os campeões em título João Monteiro/Manuel Pereira . Também numa destas pequenas máquinas americanas estará André Vilas-Boas, com o antigo treinador do FC Porto a demonstrar mais uma vez a sua paixão pelo mundo da velocidade. A prova contará também para os troféus Can-Am, Polaris e Yamaha.

Por fim, e na categoria que celebra os 30 anos de todo-o-terreno de competição no Algarve, está prometida muita animação, com o protagonismo a recair nos campeões em título, os sempre espectaculares João Ramos/Victor Jesus (Toyota), em Nuno Matos/Pedro Marcão (Fiat), com o campeão nacional de 2016 (ano em que também venceu em Loulé) a celebrar o seu regresso ao campeonato português de TT como uma vitória na primeira prova ou Tiago Reis/Valter Cardoso (Mitsubishi). De ressalvar também o regresso nesta prova de outro campeão nacional, Ricardo Porém, que irá partilhar o Mini Paceman com o seu irmão Manuel, assim como André Amaral/Nelson Ramos e Pedro Dias da Silva/José Janela, ambos em Ford, que deram boa conta de si na primeira ronda do campeonato. A prova pontuará também para as categorias T2 e T8 e também para a Taça de Portugal de TT, que não disputará a totalidade da prova.

A celebração dos vencedores será feita no Jardim das Comunidades em Almancil, com a cerimónia do pódio, a partir das 16.00, a ser antecedido por um programa de animação para o público, com concerto

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.