Home » Economia » Banca » BPI e BEI celebraram acordo para financiar PME´s inovadoras
BPI e BEI celebraram acordo para financiar PME´s inovadoras

BPI e BEI celebraram acordo para financiar PME´s inovadoras

O BPI e o Banco Europeu de Investimento (BEI) assinaram um acordo que visa apoiar a inovação nas empresas portuguesas, com financiamento que pode chegar aos 300 milhões de euros.

Este acordo permite ao BPI, acerder ao “InnovFin MidCap Guarantee”, instrumento financeiro destinado a PME´s e empresas de média capitalização, as quais vão ter acesso a linhas de crédito em condições vantajosas, para financiar investimentos em I&D e criar mais emprego.

O InnovFin MidCap Guarantee integrado no Horizonte 2020, é o programa de investigação e inovação da União Europeia, que tem por objetivo, facilitar o acesso de empresas inovadoras ao financiamento, disponibilizando uma garantia financeira parcial aos intermediários financeiros parceiros do BEI.

A garantia InnovFin vai contribuir para a criação de emprego, já que as PME e mid-caps são veículos fundamentais para o crescimento económico do país. Este acordo permitirá ao BPI financiar uma nova carteira de pequenas e médias empresas inovadoras, com menos de 3000 trabalhadores. O BEI estima que cerca de 80% dos investimentos financiados serão concretizados em regiões de coesão em Portugal.

Para o Vice-Presidente do BEI responsável pela supervisão da actividade da instituição em Portugal, Román Escolano: “O contrato celebrado hoje vai tornar mais fácil às empresas portuguesas investir em inovação, um factor essencial para aumentar a sua competitividade e apoiar o seu crescimento a longo prazo. As PME e as mid-caps são veículos fundamentais da criação de emprego em Portugal e, por esta razão, o apoio aos seus investimentos em inovação, com condições financeiras vantajosas e prazos alargados, é uma das prioridades do BEI”.

O Banco Europeu de Investimento (BEI) é a instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia (UE), cujo capital é detido pelos respectivos Estados-Membros. Disponibiliza financiamento a longo prazo a investimento sustentável que contribua para os objectivos das políticas da EU.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.