Home » Saúde » Brochura de apoio a pais com crianças em cuidados paliativos
Brochura de apoio a pais com crianças em cuidados paliativos

Brochura de apoio a pais com crianças em cuidados paliativos

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), anunciou no passado dia 18 de Maio, na abertura das II Jornadas de Cuidados Paliativos Pediátricos, a publicação e distribuição da versão portuguesa da brochura “Estão preocupados com o vosso filho? Um guia para apoiar famílias de crianças com necessidades complexas e os profissionais que delas cuidam”.

Trata-se da tradução oficial e autorizada de um trabalho desenvolvido pela Internacional Children’s Palliative Care Network (ICPCN) com a colaboração de profissionais de saúde do Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Reino Unido, e disseminado no início de 2018.

A tradução para língua portuguesa foi uma iniciativa do Grupo de Apoio à Pediatria (GAP) da APCP, em conjunto com o Grupo de Trabalho de Cuidados Continuados e Paliativos da Sociedade Portuguesa de Pediatria, com a colaboração voluntária da tradutora Anabela Vinagre Mateus.

“Vamos começar pelo princípio”, “Respeito”, “Qualidade de vida”, “Conjugar tudo”, “Pôr a família de volta no caminho certo”, são os capítulos deste trabalho, sempre abordados sob dois ângulos, o dos pais e o dos profissionais. No final são dadas indicações para “Saber mais”, com endereços de sites internacionais e nacionais.

“A versão em papel desta brochura, financiada pela farmacêutica Angelini, foi apresentada aos participantes nas Jornadas. Estes puderam proceder à encomenda de exemplares impressos para serem distribuídos às famílias nas suas instituições. A Angelini está disponível para continuar a receber solicitações através do endereço eletrónico: sofia.cardoso@angelini.pt)”, explica Dr. Duarte Soares, Presidente da APCP.

“Esta brochura constitui mais uma importante ferramenta educacional e de divulgação dos princípios dos cuidados paliativos pediátricos, tanto para os profissionais como para a sociedade. Não é de mais relevar a importância das traduções deste género de documentos para a língua portuguesa, a 5ª mais falada no mundo”, conclui o Dr. Duarte.

A versão digital (PDF) encontra-se disponível para download em vários sites, incluindo o da APCP e o da ICPCN.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.