Home » Cultura » Livros » BRUMAS DO TEMPO – Contos Espiritualistas Tradicionais de José Caldas

BRUMAS DO TEMPO – Contos Espiritualistas Tradicionais de José Caldas

O novo livro “BRUMAS DO TEMPO – Contos Espiritualistas Tradicionais”, de José Caldas, vai ser apresentado na Feira do Livro do Porto, dia 9 de Setembro,

SINOPSE:

Todos os grandes Mestres das antigas Tradições espirituais, cuja voz escutamos nestes belos contos e parábolas que nos chegam do Oriente antigo, mostram, cada um à sua maneira, os grandes males que afectam a vida humana – o egoísmo, a ignorância do verdadeiro sentido da existência, a agressividade, a vaidade, o apego ao prazer e poder, às emoções e às paixões humanas… E todos nos apontam o caminho correcto a seguir – a busca da paz e equilíbrio interiores assentes na prática do altruísmo, compaixão, desapego e o serviço desinteressado ao próximo.
Foram eles que identificaram a Regra de Ouro da vida humana, aquela que deveria reger as relações entre todos os homens e sociedades – Não Faças Aos Outros o Que Não Queres Que Te Façam A Ti – regra esta tão válida há dois mil anos como na nossa sociedade actual.

EXPLICAR OU NÃO O SENTIDO DAS PARÁBOLAS

No final de cada uma das suas prelecções, um Mestre Sufi, brindava os seus alunos com uma parábola, mas escusava-se sempre a explicar o seu significado.
Certo dia, um deles disse:

– “Mestre, contas-nos inúmeras e belas histórias, mas nunca nos elucidas sobre o seu significado. A maior parte das vezes, se reconhecemos a sua profundidade, somos incapazes de reconhecer os seus objectivos, a essência dos seus ensinamentos”.
– “As minhas mais sinceras desculpas – disse o Mestre – é de todo pertinente a tua crítica. Permite-me que como compensação e reconhecimento da minha falta te ofereça um pêssego”.
– “Bem hajas, Mestre” – respondeu o discípulo agradecido.
– “Melhor, deixa que te descasque o pêssego. Permites”?
– “Sim Mestre”.
– “Sendo assim, gostaria de to partir em pequenos pedaços para que mais facilmente o possas saborear”.
– “Mestre, não quero abusar da tua gentileza … ”
– “Não é um abuso, faço-o de bom grado. Já agora, permites que to mastigue?
– “Por amor de Alá, isso não!” – respondeu o jovem discípulo um tanto estupefacto com tal proposta.
– “Pois, explicar-te o sentido das histórias seria o mesmo que te oferecer fruta mastigada.

Poderão já ver este livro na Colecção “Luz do Oriente” e o seu custo é de € 17,00. As encomendas deverão ser solicitadas através do e-mail flora@publicacoesmaitreya.pt ou pelos telefones 22 201 21 20 – 91 90 98 583.

O pagamento deverá ser efectuado através de transferência bancária para o NIB 0010 0000 5123 2850 00104 e, como sempre, suportamos os custos de envio para Portugal continental e Ilhas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.