Home » Saúde » Candidaturas ao prémio Miller Guerra até Março de 2015
Mário Moura foi o primeiro vencedor do Prémio Miller Guerra

Candidaturas ao prémio Miller Guerra até Março de 2015

A Ordem dos Médicos e a Fundação Merck Sharp Dohme promovem, pelo segundo ano, o Prémio Miller Guerra, que desta vez distingue um médico de Carreira Hospitalar, ao qual será atribuído um prémio de 50 mil euros. O período de candidaturas tem início já no próximo dia 3 de novembro e decorre até 22 de março de 2015.

O Prémio Miller Guerra tem como finalidade premiar a vertente humanista da medicina e também homenagear a memória do Prof. Miller Guerra. Destina-se, assim, a galardoar um profissional médico que se distinga por uma carreira exemplar dedicada ao serviço dos doentes e ao progresso da assistência médica em Portugal, privilegiando não só a vertente tecnológica, mas sobretudo a atitude humanista na prática clínica, como era apanágio do Prof. Miller Guerra.

Neste sentido, as carreiras médicas dos candidatos deverão caracterizar-se por uma enorme dedicação aos princípios do juramento de Hipócrates e por uma capacidade de liderança pelo exemplo humanitário, aliadas a sólidos conhecimentos técnicos e científicos. Deverão ainda distinguir-se pela capacidade de atração e formação de seguidores e por um impacto positivo na instituição em que trabalham bem como na sociedade médica e na sociedade em geral. O Prémio destina-se a médicos em atividade ou reformados, não podendo ser atribuído a dois ou mais candidatos ou a título póstumo.

O Júri é composto por um Presidente, sendo este o Presidente da Ordem dos Médicos, por um Vice-Presidente – o Presidente da Fundação Merck Sharp Dohme, os três Presidentes das Secções Regionais da Ordem dos Médicos, um representante da sociedade civil designado pela Fundação Merck Sharp Dohme, um membro médico da comunidade académica a designar pelo Conselho de Reitores, o Presidente da Associação dos Médicos de Carreira Hospitalar, o Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e um Secretário a designar pela Ordem dos Médicos.

Com o valor pecuniário de 50 mil euros, este Prémio continua a ser atribuído de dois em dois anos. Os candidatos devem ter nacionalidade portuguesa e as propostas de candidatura deverão ser apresentadas por instituições de saúde públicas ou privadas, grupos de profissionais de saúde e grupos de cidadãos. A ficha de candidatura deve ser requerida na Ordem dos Médicos, em Lisboa, ou no site da Ordem dos Médicos ( www.ordemdosmedicos.pt) e as propostas de candidatura devem ser acompanhadas de documentação relevante que demonstre a excelência das carreiras dos candidatos.

O Professor Miller Guerra foi responsável pelo célebre Relatório das Carreiras Médicas, publicado em 1961, e que esteve na génese das atuais carreiras médicas tendo contribuído para um progresso decisivo na formação técnico-científica dos médicos e na qualidade dos cuidados de saúde em Portugal.

Para mais informação consultar a Revista da Ordem dos Médicos e o website da Ordem dos Médicos, www.ordemdosmedicos.pt.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.