Cartão do Cidadão origina aumento de reclamações

Cartão do Cidadão origina aumento de reclamações

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Tem aumentado muito significativamente, as reclamações dirigidas ao Instituto dos Registos e Notariado (IRN), relacionadas com os atrasos na emissão do Cartão do Cidadão, documento que tem originado filas intermináveis à porta dos serviços competentes para o efeito, Lojas do Cidadão e Conservatórias.

Segundo o Portal da Queixa, plataforma que ganha cada vez maior destaque junto dos consumidores, nos últimos 12 meses, verifica-se um aumento de 133% , face ao período homólogo. Entre 12 maio de 2017 e 12 de maio de 2018, o Portal da Queixa recebeu 219 reclamações dirigidas ao IRN. Por seu turno, entre 12 de maio de 2018 e 12 de maio de 2019, constatou-se uma subida de 38% do número de queixas apresentadas correspondente a 301 reclamações.

O aumento das reclamações é revelador da insatisfação dos consumidores e os casos reportados atestam o mau funcionamento do serviço. Só este ano, já existem 144 reclamações contra o IRN registadas no Portal da Queixa.

Em ambos os períodos analisados pela equipa do Portal da Queixa, os atrasos na emissão do Cartão do Cidadão e o mau atendimento, o excessivo tempo de espera para atendimento e a ausência de resposta aos pedidos de informação, representam os principais motivos das queixas apresentadas.

A página do IRN no Portal da Queixa reflete a falta de resposta entre a marca/serviço e o consumidor, uma vez que, a entidade pública apresenta um Índice de Satisfação de 6.3 em 100 e apresenta uma Taxa Solução e Resposta de apenas 4,0%, alusiva aos últimos 12 meses. Na ranking da categoria dos Institutos Públicos, o Instituto dos Registos e Notariado ocupa o último lugar.

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