Home » Atualidade » Nacional » Cartão do Cidadão origina aumento de reclamações
Cartão do Cidadão origina aumento de reclamações

Cartão do Cidadão origina aumento de reclamações

Tem aumentado muito significativamente, as reclamações dirigidas ao Instituto dos Registos e Notariado (IRN), relacionadas com os atrasos na emissão do Cartão do Cidadão, documento que tem originado filas intermináveis à porta dos serviços competentes para o efeito, Lojas do Cidadão e Conservatórias.

Segundo o Portal da Queixa, plataforma que ganha cada vez maior destaque junto dos consumidores, nos últimos 12 meses, verifica-se um aumento de 133% , face ao período homólogo. Entre 12 maio de 2017 e 12 de maio de 2018, o Portal da Queixa recebeu 219 reclamações dirigidas ao IRN. Por seu turno, entre 12 de maio de 2018 e 12 de maio de 2019, constatou-se uma subida de 38% do número de queixas apresentadas correspondente a 301 reclamações.

O aumento das reclamações é revelador da insatisfação dos consumidores e os casos reportados atestam o mau funcionamento do serviço. Só este ano, já existem 144 reclamações contra o IRN registadas no Portal da Queixa.

Em ambos os períodos analisados pela equipa do Portal da Queixa, os atrasos na emissão do Cartão do Cidadão e o mau atendimento, o excessivo tempo de espera para atendimento e a ausência de resposta aos pedidos de informação, representam os principais motivos das queixas apresentadas.

A página do IRN no Portal da Queixa reflete a falta de resposta entre a marca/serviço e o consumidor, uma vez que, a entidade pública apresenta um Índice de Satisfação de 6.3 em 100 e apresenta uma Taxa Solução e Resposta de apenas 4,0%, alusiva aos últimos 12 meses. Na ranking da categoria dos Institutos Públicos, o Instituto dos Registos e Notariado ocupa o último lugar.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.