Home » Municipios » Castro Marim renova o protocolo de combate ao tabagismo
Castro Marim renova o protocolo de combate ao tabagismo

Castro Marim renova o protocolo de combate ao tabagismo

O programa municipal de combate ao tabagismo em Castro Marim no Algarve, foi prolongado por mais um ano, ao ser renovado com a Santa Casa da Misericórdia local, o protocolo que atribui ao programa, uma verba no valor de 12.000 euros.

A iniciativa lançada em 2015, um repto da Câmara Municipal de Castro Marim para uma vida sem tabaco, já conta com a adesão de mais de 300 pessoas. Este programa compreende para além da gratuidade da medicação, a disponibilidade permanente de um médico e um psicólogo.

Segundo a autarquia, o programa corresponde a um investimento em 4 anos que ronda os 45.000 euros, mas os ganhos, quer em termos de saúde, quer na economia dos ex-fumadores, ascendem em muito esta quantia. O autarca de Castro Marim, também médico, Francisco Amaral, destaca a importância dessta iniciativa para ex-fumadores, “deixar de fumar é uma decisão inteligente que dá mais anos de vida, mais qualidade de vida e mais dinheiro na carteira. A taxa de sucesso desta iniciativa, para aqueles que completam o tratamento, é atualmente de 86 %, um valor muito superior à média nacional”.

Por uma vida mais saudável, a Câmara Municipal de Castro Marim desenvolve várias iniciativas de sensibilização e outro programa inovador, o de combate à obesidade, com a adesão de cerca de 150 pessoas e que reúne diferentes abordagens técnicas, que passam pela consulta médica, nutrição, psicologia e prática de desporto.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.