Home » Máquinas & Motores » Catawiki leiloa MINI fabricado em 1959
Catawiki leiloa MINI fabricado em 1959

Catawiki leiloa MINI fabricado em 1959

Um Mini vermelho fabricado em 1959, ano em que este modelo começou a ser comercializado, estará em exposição no salão autoClássico Porto, entre os dias 5 e 8 de outubro, na Exponor. Posteriormente, o carro será leiloado através da Catawiki, portal de leilões na Internet, a partir de dia 6 de outubro.

“O carro em exposição, que será, entretanto, leiloado na nossa plataforma, trata-se de um dos mais antigos Minis ainda preservados em Portugal. Os registos oficiais da marca revelam que existe apenas outro Mini, ainda mais antigo, com um número de chassis inferior”, explica Alejandro Sanchez, Diretor-geral da Catawiki em Portugal. “Por se tratar de um exemplar raro e preservado em condições bastante originais, acreditamos que o leilão do carro tenha uma elevada adesão. Adicionalmente, os visitantes do salão autoClássico, no Porto, terão a oportunidade única de ver o carro in loco”, sublinha ainda o Diretor-geral da Catawiki no nosso país.

O exemplar original, com a pintura em vermelho, destaca-se por manter várias peças de origem, como as jantes, caixa de velocidades e o painel de instrumentos. Dos 10.000 exemplares produzidos em 1959, poucos ainda sobrevivem nos dias de hoje, na medida em que os painéis de carroçaria eram bastante leves neste primeiro ano de produção, e os carros pesavam menos cinquenta quilos em comparação com os modelos produzidos a partir do início de 1960. Consequentemente, muitos foram utilizados em competições por serem mais leves, e tiveram menor resistência ao desgaste, pelo que poucos foram preservados.

Além das características originais que tornam o carro bastante raro, o facto de ser do ano em que estes veículos começaram a ser comercializados torna este Mini vermelho num carro único e muito desejado por colecionadores internacionais”, explica Francisco Carrión, especialista da Catawiki responsável por este leilão. O valor de leilão do carro poderá alcançar até 24.400 euros.

Para licitar ou consultar mais informações sobre este leilão, consulte: catawiki.pt/mini1959

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.