Home » Sociedade » Notícia* » Ciclo de Conferências “Olhares Sobre…” em Braga
Ciclo de Conferências “Olhares Sobre...” em Braga
Ciclo de Conferências “Olhares Sobre...” em Braga

Ciclo de Conferências “Olhares Sobre…” em Braga

A II edição do Ciclo de Conferências “Olhares Sobre…”, tem início a  26 de Fevereiro, no Auditório Vita, em Braga,  dedicado ao debate da actualidade em torno do “Trabalho”, da “Educação” e da “Arte”, uma iniciativa da Arquidiocese de Braga que anunciou esta manhã os painéis de oradres e moderadores.

A 26 de Fevereiro (21h00), com Luís Marques Mendes como moderador, a conferência vai debater temáticas afectas ao “Trabalho”, com as participações do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do sindicalista Manuel Carvalho da Silva e de Gonçalo Lobo Xavier, vice-Presidente do Conselho Económico e Social Europeu (CESE).

Na semana seguinte, a 04 de Março, o Auditório Vita volta a ser palco de um debate de ideias e reflexões, desta vez sobre os acontecimentos que têm marcado a actualidade da “Educação”, com o ex-Primeiro-Ministro António Guterres e os ex-Ministros da Justiça e Educação, Laborinho Lúcio e Eduardo Marçal Grilo, respectivamente, a participarem como oradores. A moderação do debate ficará a cargo de Fátima Campos Ferreira.

A 11 de Março, no mesmo espaço, o escultor Rui Chafes, vencedor do Prémio Pessoa 2015, e os escritores Mário Cláudio e Pedro Sobrado encerram a II edição do Ciclo de Conferências “Olhares Sobre…”, com um debate sobre o estado da “Arte” em Portugal, moderado pela jornalista Maria João Costa, da Rádio Renascença.

“No ano passado, apostámos na criação de uma plataforma a que demos o nome de NOVA ÁGORA, responsável pela dinamização de um espaço de discussões autênticas e abertas a toda a sociedade civil sobre os temas que mais influenciam a actualidade. O sucesso da primeira edição veio reforçar a nossa ambição de elevar esta iniciativa a um patamar de prestígio nacional, pelo facto de reunir os contributos de personalidades que são reconhecidas pelo valor do seu pensamento, independentemente da sua fé ou ideologia política”, sublinhou o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

Recorde-se que a primeira edição do Ciclo de Conferências “Olhares Sobre…” compreendeu a realização de 4 conferências, ao longo de Fevereiro e Março do último ano, que incidiram sobre os temas “Economia, Cultura, Política e Família”. Quatro noites diferentes lotaram por completo o Auditório Vita, por onde passaram mais de 1500 pessoas para assistir aos debates em que participaram nomes como Miguel Cadilhe, ex-ministro das Finanças, o seleccionador nacional Fernando Santos, a actual candidata à liderança do CDS-PP, Assunção Cristas, o físico e vencedor do Prémio Pessoa 2014, Henrique Leitão, entre outras personalidades de relevo nacional.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.