Home » Cultura » Geral » Ciclo “Serões Musicais no Palácio da Pena” em Sintra
Serões Musicais no Palácio da Pena
Serões Musicais no Palácio da Pena

Ciclo “Serões Musicais no Palácio da Pena” em Sintra

O Salão Nobre do Palácio da Pena, volta a ser palco do ciclo de “Serões Musicais”, que nesta segunda edição decorrem entre 14 de fevereiro e 4 de março.

A ligação de D. Fernando II à música esteve presente ao longo da vida do “rei-artista”. No ano em que se assinalam 200 anos do nascimento do monarca, a Parques de Sintra e o Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (DS-CEMSP) voltam a levar ao Palácio Nacional da Pena um repertório romântico muito próximo das sonoridades que lá se terão ouvido no séc. XIX, com direção artística de Massimo Mazzeo.

O serão “Quadros da Natureza” abre o ciclo de música romântica no domingo, dia 14 de fevereiro, com um concerto que junta o Quarteto de Cordas de Matosinhos a Pedro Vares (contrabaixo) e António Rosado (piano). A natureza foi o tema central de grandes compositores do século XIX – de Schubert a Mendelssohn, de Smetana e Dvorak a Vianna da Motta – e é a diversidade de leituras sobre a mesma que serve de mote para a atuação. O concerto pretende, ilustrar esta diversidade através de um programa de música de câmara.

No sábado, dia 20 de fevereiro, o serão “Virgens Alpinas” conta com a atuação de Bárbara Barradas (soprano), Liliana de Sousa (meio-soprano), João Terleira (tenor) e João Paulo Santos (piano). Serão apresentadas obras centradas em heroínas virginais e que têm os Alpes como inspiração, na busca de uma identificação entre a personagem e a natureza. Elise Hensler, cantora de ópera e mais tarde segunda mulher do rei D. Fernando II e Condessa d’Edla, chegou a integrar várias obras com esta inspiração durante a sua carreira.

No sábado, dia 27 de fevereiro, o serão “A Trompa Maravilhosa do Romantismo” usa o título de uma importante coleção de textos e canções populares alemãs do início do século XIX para demonstrar o papel da trompa enquanto elemento de ligação entre o homem e a natureza. Em palco estarão André Baleiro (barítono), Paulo Guerreiro (trompa) e João Paulo Santos (piano).

A fechar os “Serões Musicais no Palácio da Pena” transforma-se em música a visão de Eça de Queirós sobre Sintra, no serão “Um Suplemento do Chiado: A Sintra Queirosiana”, que tem lugar na sexta-feira, dia 4 de março.

A partir da segunda metade do século XIX Sintra começa a surgir na literatura como um passeio público alternativo, além do Éden romântico ao qual sempre foi associada. Foram a opereta francesa e a zarzuela, que se ouviam frequentemente nos teatros mais pequenos pelo país, que refletiram musicalmente este espírito. Este concerto será interpretado por Ana Franco (soprano), Ana Ferro (meio-soprano), Marco Alves dos Santos (tenor), Mário Redondo (barítono) e João Paulo Santos (piano).

Todos os serões têm início marcado para as 21h00, sendo precedidos de uma comunicação pela musicóloga Luísa Cymbron sobre o tema.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.