Home » Municipios » Cineteatro São Brás celebra 65 anos a projetar sétima arte
Cineteatro São Brás celebra 65 anos a projetar sétima arte

Cineteatro São Brás celebra 65 anos a projetar sétima arte

O Cineteatro São Brás em São Brás de Alportel no Algarve, comemorou esta quinta feira, 21 de dezembro, 65 anos ao serviço da cultura e da população são-brasense. Inaugurado em 1952, este equipamento cultural tem assistido ao desenvolvimento cultural do concelho década após década.

Foi construído por um conjunto de amigos enamoramos pela sétima arte constituídos em empresa “Unidos”, numa época em que a sociedade são-brasense se dividia pelos salões, ora pelo mais seleto 1º Dezembro, ora pelo mais popular 1º de Janeiro, pelas festas privadas das famílias mais abastadas ou pelos arraiais populares que se organizavam aqui e ali, pelo apoio entusiástico e animada rivalidade entre o “bife” e o “charrinho pio”, o cineteatro, pelo contrário, constituía, como se de um templo se tratasse, o templo dos sonhos… um espaço de comunhão.

Um espaço onde ricos e pobres, industriais e operários, doutores e analfabetos, velhos e novos, homens e mulheres, todos se encontravam e comungavam do mesmo fascínio pelas imagens animadas que davam vida àquela tela branca.

Um espaço onde, na sua semipenumbra, todos podiam esquecer, por breves instantes, a realidade do dia-a-dia e as diferenças que os separavam; e sonhar. Sonhar com vidas faustosas, aventuras épicas, viagens alucinantes, mundos desconhecidos, tesouros inimagináveis. Sonhar com a Elizabeth Taylor ou com o Paul Newman, com a Gina Lolobrigida ou com o Marlon Brando, com a Marilyn Monroe ou com o Alain Delon, partilhando as suas alegrias e tristezas, os seus amores e desamores, as suas aventuras e desventuras…

Um espaço onde todos podiam imaginar-se a enfrentar os seus maiores medos ou o mais terrível dos monstros, a derrotar o mais pérfido dos seus inimigos, a conquistar o coração da mais bela das donzelas ou do mais galantes dos cavalheiros, a descobrir o mais rico dos tesouros, a superar a mais difícil e arriscada das missões ou, simplesmente… rir. Rir até mais não com as trapalhadas de um Cantinflas, de um Totó, de um Louis de Founès, de um Jerry Lewis… Rir para esquecer e ultrapassar as amarguras da vida ou para lembrar e celebrar aquilo que ela tem de
mais belo e aproveitar da melhor forma os breves instantes que a mesma representa.” Vitor Ribeiro, arquiteto e investigador que está a desenvolver um trabalho sobre a história do Cine-Teatro São Brás.

Sessenta e cinco anos, é a bonita idade que o Cineteatro São Brás cumpre. 65 anos de memórias partilhadas, de muitas alegrias, mas também de algumas tristezas, que a vida é mesmo assim.

Tendo-se assumido, desde a sua construção, como marco de modernidade e referência urbana, o Cineteatro, continua a ser, hoje, ainda que de forma diferente, esse espaço de comunhão que sempre foi, constituindo já parte inalienável do património comum dos são-brasenses. Um património que representa um passado mas se quer projetado no futuro. Um património que ser quer vivo e vivido, ativo e partilhado. Um património de todos e para todos; assim todos também o queiram.

E porque se trata de um património cuja história também importa conhecer melhor, o Município de São Brás lança um desafio a todos os são-brasenses para que partilhem com a autarquia histórias, memórias, imagens ou documentos (bilhetes, cartazes, programas, fotografias, etc…) que ajudem a documentar os 65 anos do Cineteatro São Brás.

Para partilhar memórias, imagens vídeos, dados e outros elementos de interesse contacte a Câmara Municipal, pelo tel. 289 840 000/4/19 ou através do email: municipe@cm-sbras.pt .

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.