Home » Economia » Infor estatística » Clima económico e de confiança dos Consumidores em queda
PIB aumentou 1,2% em volume no 4º trimestre de 2015!
PIB aumentou 1,2% em volume no 4º trimestre de 2015!

Clima económico e de confiança dos Consumidores em queda

Os Indicadores de clima económico e de confiança dos Consumidores diminuem em Novembro de 2015, informa hoje o INE

O indicador de confiança dos Consumidores diminuiu expressivamente no mês de novembro, depois de ter estabilizado no valor mais elevado desde abril de 2001, invertendo a tendência ascendente observada desde o início de 2013.

O indicador de clima económico agravou-se em outubro e novembro, após ter estabilizado nos dois meses anteriores. O indicador de confiança diminuiu em todos os setores, Indústria Transformadora, Comércio, Construção e Obras Públicas e Serviços, de forma significativa nos últimos dois casos.

A redução do indicador de confiança dos Consumidores em novembro refletiu o contributo negativo de todas as componentes, sobretudo das expectativas relativas à evolução da situação económica do país.

O indicador de confiança da Indústria Transformadora diminuiu ligeiramente em novembro, devido ao contributo negativo das apreciações sobre a procura global e sobre os stocks de produtos acabados, mais intenso no primeiro caso, uma vez que as perspetivas de produção contribuíram em sentido contrário.

O indicador de confiança da Construção e Obras Públicas diminuiu expressivamente no mês de referência, em resultado da evolução negativa de ambas as componentes, perspetivas de emprego e opiniões sobre a carteira de encomendas.

O indicador de confiança do Comércio reduziu-se ligeiramente em novembro, refletindo o contributo negativo das opiniões sobre o volume de stocks, enquanto as apreciações sobre o volume de vendas e as expectativas de atividade contribuíram positivamente.

O indicador de confiança dos Serviços reduziu-se significativamente no último mês, devido ao comportamento negativo das opiniões sobre a atividade da empresa e sobre a evolução da carteira de encomendas, mais intenso no primeiro caso.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.