Home » Sociedade » Escolas e universidade » Coimbra atribui Honoris Causa a Xeque dos Emiratos Árabes Unidos
Coimbra atribui Honoris Causa a Xeque dos Emiratos Árabes Unidos

Coimbra atribui Honoris Causa a Xeque dos Emiratos Árabes Unidos

O Xeque Sultan Al-Quasimi, líder do terceiro maior estado dos Emirates Árabes Unidos, foi distinguido com o doutoramento Honoris Causa, pela Universidade de Coimbra, numa cerimónia teve lugar na Sala dos Grandes Atos, a Sala dos Capelos.

Membro do Conselho Supremo e Governador de Sharjah, o Xeque Sultan Al-Quasimi, foi distuinguido com o doutoramento honorário “pelos méritos de sua ciência, trabalho literário, cultural e humanitário, e pelo seu muito vasto conhecimento da presença portuguesa na Ásia e no Médio Oriente”.

“Sinto-me verdadeiramente honrado por receber hoje o prestigioso doutoramento honoris causa da Universidade de Coimbra, a universidade líder em Portugal e uma das Universidades mais antigas da Europa. Vou estimar essa distinção para sempre”, disse o xeque Sultan bin Muhammad Al-Qasimi no seu discurso de agradecimento.

Esta não é a primeira visita a Portugal do chefe máximo do Emirado de Sharjah. A procura de manuscritos autênticos, mapas, livros e outros documentos relevantes levou-o ao Porto, onde passou algum tempo na Biblioteca Municipal do Porto, examinando o diário da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia. Mais recentemente, há cinco anos, a Academia de Ciências de Lisboa deu-lhe a honra e elegeu-me para membro da Academia.

“Com a honra que me foi dada hoje pela Universidade de Coimbra, as minhas ligações a Portugal são mais fortes e duradouras”, reforçou o Xeque Dr. Sultan bin Muhammad Al-Qasimi.

O chefe do Governo de Sharjah já recebeu 17 certificados honorários e doutorados da Universidade Paris Diderot na França, Universidade Kanazawa no Japão, Universidade do Cairo no Egito, Universidade de Sheffield no Reino Unido, Universidade da Jordânia, Universidade McMaster no Canadá, Universidade de Edimburgo no Reino Unido, Londres South Bank University no Reino Unido, International Islamic University na Malásia, Russian Academy of Sciences na Rússia, entre outros.

O Xeque Dr. Sultan bin Muhammad al Qasimi ocupa vários cargos honorários, incluindo o de presidente da Universidade Americana de Sharjah desde 1997, presidente da Universidade de Sharjah desde 1997, professor visitante na Universidade de Exeter desde 1998, membro do Companheiro da Associação de Beneficiadores de Cambridge desde 2004, Membro Fundador da Universidade de Sharjah. Colégio de Benfeitores da Universidade de Exeter desde 2007 e Membro da Academia de Ciências de Lisboa desde 2013.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.