Home » Cultura » Geral » Concerto Campestre devolve a serenata L’Angelica ao Palácio de Queluz

Concerto Campestre devolve a serenata L’Angelica ao Palácio de Queluz

O Palácio Nacional de Queluz recebe a 18 de outubro, integrada no Ciclo de Outono da Temporada de Música, a serenata L’Angelica, em versão de câmara, interpretada pelo ensemble Concerto Campestre com direção musical de Pedro Castro.

A serenata L’Angelica foi composta por João de Sousa Carvalho em 1778, consistindo num género de música dramática aparentado com a ópera mas com dimensões mais reduzidas e geralmente executada sem encenação. Baseada num libreto de Pietro Metastasio, foi a primeira serenata realizada por este compositor ao serviço da corte de D. Maria I, aparentemente, dedicada à sua irmã, Maria Benedita, e executada nos Palácios Nacionais de Queluz e da Ajuda.

Com o nome inspirado no famoso quadro de Giorgione, o Concerto Campestre é um grupo de música de câmara que se dedica à interpretação da música europeia, desde o Renascimento ao período Barroco, chamada de “música antiga”. É constituído por jovens profissionais especialistas nos instrumentos da época, tais como cravo, oboé barroco, viola da gamba e violoncelo barroco.

A personagem de Angelica será interpretada por Joana Seara, a de Medoro por Lidia Vinyes Curtis, a de Orlando por Fernando Guimarães, a de Licori por Luísa Tavares, e a de Tirsi por Sandra Medeiros.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.