Home » Atualidade » Nacional » Conferência “Descobertas 2015 sobre rinossinusites”

Conferência “Descobertas 2015 sobre rinossinusites”

O Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, vai recceber no próximo dia 28 de Fevereiro (9/18), a conferência “Descobertas 2015 – Tudo o que quero perguntar sobre rinossinusites”, uma iniciativa do Hospital da CUF das Descobertas.

A rinossinusite é uma patologia que afecta, todos os anos, cerca de um milhão e 400 mil portugueses. A rinossinusite é uma doença que se caracteriza pela inflamação, em simultâneo, da mucosa do nariz e dos seios peri-nasais. Vulgarmente conhecida pelos doentes como sinusite, o termo médico mais correcto para denominar esta patologia, que interfere no desempenho profissional e interacção social das pessoas afectadas, é rinossinusite.

Os factores de risco geralmente envolvidos no aparecimento da doença podem estar relacionados com o próprio indivíduo e com o meio envolvente, destacando-se os problemas alérgicos, infecções, poluentes como o tabagismo, alterações anatómicas e algumas doenças que perturbam a imunidade.

As rinossinusites na prática clínica, as suas características assim como a forma de as controlar, são alguns dos temas que estarão em discussão na conferência Descobertas 2015, organizada pelo Centro de Alergia e pela Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Descobertas.

Com a coordenação de José Saraiva, coordenador de Otorrinolaringologia e de Mário Morais de Almeida, Coordenador de Imunoalergologia do Hospital CUF Descobertas, esta iniciativa terá lugar no dia 28 de Fevereiro entre as 9h e as 18h, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Vão estar em discussão temas como a definição e classificação das rinossinusites, a relevância do refluxo gastro-esofágico, a forma como as caracterizamos, sendo que serão abordadas temáticas como o exsudado e a colonização, a endoscopia e a imagiologia.

Serão ainda debatidas algumas questões mais controversas como as rinossinusites fúngicas e pediátricas, a polipose nasal e o significado dos biofilmes. As respostas terapêuticas serão também abordadas durante esta conferência, nomeadamente os anti-inflamatórios e/ou antibióticos, as vacinas anti-infecciosas específicas e/ou inespecíficas, entre outras opções baseadas na evidência.

PROGRAMA_DESCOBERTAS_2015

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.