Home » Atualidade » Nacional » Conferência dos Projetos de Smart Defence na área da Ciberdefesa
Conferência dos Projetos de Smart Defence na área da Ciberdefesa
Conferência dos Projetos de Smart Defence na área da Ciberdefesa

Conferência dos Projetos de Smart Defence na área da Ciberdefesa

A 3ª edição da Conferência dos Projetos de Ciber Defesa, que tem lugar a 27 e 28 de Abril, na Academia Militar, pretende reforçar o desenvolvimento de sinergias, a complementaridade dos esforços NATO-UE no domínio da cibersegurança e da ciberdefesa e estimular a cooperação entre todos os Projetos de Smart Defence na área da Ciberdefesa.

Nos dois dias da Conferência, será dada especial atenção à cooperação da NATO com a indústria, com o meio académico e às novas oportunidades de cooperação NATO-UE no domínio cibernético.

De acordo com esta ideia, os projetos relacionados com a Ciberdefesa, estão fortemente empenhados em unir esforços e trabalhar em conjunto com a indústria e o meio académico, construindo a necessária ponte entre as iniciativas internacionais e nacionais.

Objetivos principais desta3ª Conferência dos Projetos de Smart Defence da NATO:

  • Reforçar a complementaridade dos esforços NATO-UE no domínio da Cibersegurança e da Ciberdefesa.
  • Em linha com a recente Declaração Conjunta NATO-UE, reforçar a implementação do conjunto de propostas comuns através da promoção de uma abordagem sinérgica Smart Defence e Pooling and Sharing, nomeadamente nas áreas da Educação, Formação e Exercícios de Ciberdefesa.
  • Desenvolver sinergias e estimular a cooperação entre todos os projetos CD da NATO, a fim de fomentar novas iniciativas no âmbito deste cluster de projetos, bem como com a comunidade de CD em geral (por exemplo, nacionais, internacionais, académicos e industriais).
  • Discutir as competências e capacidades de ciberdefesa, a construção de um Currículo Cibernético e o papel das Universidades no desenvolvimento de um Grupo Académico Multinacional.
  • Promover um envolvimento e participação ativa da indústria e do mundo académico nos processos de desenvolvimento das capacidades de ciberdefesa NATO.
  • Promover uma cultura estratégica de cibersegurança e ciberdefesa, capaz de estimular sinergias nacionais e promover a cooperação entre Aliados.

Este evento tem a intenção de oferecer um fórum alargado de discussão livre e aberta, proporcionando à indústria e ao meio académico uma oportunidade única para apresentar e discutir novas ideias, soluções e capacidades técnicas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.