Home » Economia » Empresas » Conferência no âmbito do Prémio Inovação NOS 2016
Conferência no âmbito do Prémio Inovação NOS 2016
Conferência no âmbito do Prémio Inovação NOS 2016

Conferência no âmbito do Prémio Inovação NOS 2016

A “Inovação na Indústria” foi o tema da segunda conferência temática promovida no âmbito do Prémio Inovação NOS 2016.

O encontro teve lugar na NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, região reconhecida por uma forte presença industrial aliando, cada vez mais, as indústrias tradicionais aos novos serviços pelo aumento da sua capacidade de exportação.

Digitalizar, flexibilizar e mobilizar a indústria nacional para a Inovação. Conseguir potenciar novas ideias, produzir mais conhecimento nas empresas e traduzi-lo em negócio e evoluir na digitalização empresarial, são alguns dos desafios onde Portugal deve ser capaz de liderar. A Inovação é a resposta.

Tratando-se de um setor com um papel determinante para o desempenho da economia nacional, a conferência reuniu vários representantes locais para debater e desmistificar o que é a verdadeira 4ª Revolução Industrial: a digitalização das empresas e da economia. O objetivo passou por identificar alguns dos grandes desafios para as empresas neste processo, independentemente da sua dimensão ou setor de atividade. Das grandes organizações às startups, da indústria tradicional às empresas de base tecnológica, passando pelo ensino superior, o foco deve estar na partilha global de informação e conhecimento, na capacidade e flexibilidade das empresas, na abertura à inovação.

Leiria foi o cenário que permitiu um debate marcado por vários casos de sucesso no contexto nacional, mas também pelo exemplo da Região na aproximação da Academia à indústria, na diversidade industrial e no dinamismo que é, segundo Jorge Santos, presidente da NERLEI, resultado de uma atenção à inovação “não só nos produtos e serviços, mas desde logo na estratégia”. “Temos um potencial muito grande de desenvolvimento. Estamos a trabalhar para a Indústria 4.0 e estamos a trabalhar para o nosso futuro”, afirmou.

Esta mensagem foi sublinhada por João Ricardo Moreira, administrador da NOS Comunicações, que destacou a Região como um potencial caso de estudo, com exemplos reais de inovação associada à tecnologia, integrando assim “quase todos os ingredientes para uma receita de sucesso para o desenvolvimento do País”. O responsável da NOS relembrou ainda a “vocação otimista” do Prémio Inovação NOS, como um “pretexto para sublinhar o que de muito bom está a ser feito, e merece ter visibilidade e projeção.”

João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, fez a última intervenção do encontro, via videoconferência, reforçando o papel da tecnologia ao serviço das pessoas, bem como o papel cada vez menos relevante do fator localização. Afirmando a aposta na revitalização do tecido empresarial, na inovação e no empreendedorismo, disse haver uma nova visão para a indústria e para os desafios da 4ª revolução industrial. Com referência a diversos casos de sucesso em Portugal, nos diferentes setores de atividade, e ao investimento em investigação e ciência, o membro do Governo reforçou a relevância da digitalização da economia como necessária para o crescimento económico e para a competitividade: “Não há razão para não haver uma base qualificada de fornecedores de soluções para o mercado 4.0 em Portugal”.

A conferência incluiu ainda um debate moderado por David Dinis, diretor da TSF, que contou com a participação de Reinaldo Coelho, administrador da BA Vidro, Nuno Martinho, coordenador da licenciatura em engenharia automóvel no Politécnico de Leiria, e Francisco Mendes, co-founder da Beeverycreative.

Este encontro faz parte do conjunto de conferências temáticas que terão lugar em diferentes pontos do País, com o objetivo de evidenciar setores de atividade estratégicos para o tecido empresarial e para a economia nacional, e nos quais a inovação tem desempenhado um papel relevante e decisivo. Até outubro serão abordados novos temas como a Transformação Digital e o Turismo.

As candidaturas ao Prémio Inovação NOS podem ser submetidas até 31 de julho em www.premioinovacaonos.pt.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.