Home » Atualidade » Nacional » Confiança do Consumidor e clima económico recuperam em 2013

Confiança do Consumidor e clima económico recuperam em 2013

O indicador de confiança dos Consumidores manteve o perfil ascendente iniciado em janeiro de 2013, apresentando o valor mais elevado desde outubro de 2010.

Segundo os dados divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), o indicador de clima económico recuperou continuamente entre janeiro e dezembro de 2013, após atingir o mínimo da série em dezembro de 2012. Nos últimos seis meses observaram-se aumentos dos indicadores de confiança em todos os setores, Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas, Comércio e Serviços.

O aumento do indicador de confiança dos Consumidores1 em dezembro deveu-se ao contributo positivo de todas as componentes, mais expressivo no caso das expectativas sobre a evolução do desemprego.

O indicador de confiança da Indústria Transformadora recuperou, prolongando o perfil ascendente iniciado em dezembro de 2012, devido ao contributo positivo de todas as componentes, opiniões sobre a procura global e sobre a evolução dos stocks de produtos acabados e perspetivas de produção, mais significativo no primeiro caso.

O indicador de confiança da Construção e Obras Públicas aumentou ligeiramente em dezembro, mantendo o movimento crescente observado desde agosto de 2012, refletindo o contributo positivo das perspetivas de emprego, uma vez que as opiniões sobre a carteira de encomendas contribuíram negativamente. Contudo, sem a utilização de médias móveis de três meses, este indicador agravou-se no mês de referência.

O indicador de confiança do Comércio prolongou a acentuada trajetória ascendente iniciada em fevereiro de 2012, em resultado do contributo positivo das opiniões sobre o volume de vendas e das perspetivas de atividade, uma vez que as apreciações sobre o nível de existências contribuíram em sentido contrário.

O indicador de confiança dos Serviços reforçou o perfil crescente iniciado em dezembro de 2012, devido à recuperação de todas as componentes, apreciações sobre a atividade da empresa e sobre a evolução da carteira de encomendas e perspetivas relativas à evolução da procura, mais expressiva no primeiro caso.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.