Home » Economia » Infor estatística » Confiança do Consumidor melhorou no mês de Agosto

Confiança do Consumidor melhorou no mês de Agosto

O indicador de confiança dos Consumidores aumentou em agosto, prolongando o perfil ascendente observado desde o início de 2013, registando o valor mais elevado desde agosto de 2001,informa hoje o INE.

O indicador de clima económico estabilizou em agosto, suspendendo o perfil crescente iniciado em janeiro de 2013. Em agosto, o indicador de confiança aumentou ligeiramente na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas e nos Serviços e diminuiu no Comércio.

O aumento do indicador de confiança dos Consumidores1 refletiu o contributo positivo das expectativas relativas à evolução do desemprego e das perspetivas sobre evolução da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar, mais significativo no primeiro caso.

O indicador de confiança da Indústria Transformadora recuperou ligeiramente em agosto, devido ao contributo positivo das apreciações sobre a procura global e relativas aos stocks de produtos acabados, tendo as perspetivas de produção contribuído negativamente.

O indicador de confiança da Construção e Obras Públicas aumentou de forma ténue no mês de referência, em resultado da evolução positiva de ambas as componentes, opiniões sobre a carteira de encomendas e, sobretudo, perspetivas de emprego.

Por sua vez, o indicador de confiança do Comércio agravou-se ligeiramente no último mês, refletindo o contributo negativo das expectativas de atividade e das apreciações sobre o volume de vendas, mais significativo no primeiro caso.

O indicador de confiança dos Serviços recuperou de forma ténue em agosto, devido ao acentuado comportamento positivo das apreciações sobre a atividade da empresa, uma vez que as opiniões sobre a evolução da carteira de encomendas e as perspetivas sobre a evolução da procura agravaram-se.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.