Home » Desporto » Radical » Confronto ibérico em Escalada este sábado no Jamor
Confronto ibérico em Escalada este sábado no Jamor

Confronto ibérico em Escalada este sábado no Jamor

O campeão nacional de escalada, André Neres, vai ter uma tarefa difícil no próximo sábado (15), na prova do Campeonato Nacional de Escalada de Dificuldade 2019, que vai ter lugar no Jamor, onde vai enfrentar alguns dos melhores escaladores espanhóis, num confronto ibérico.

Mais uma vez, a melhor parede de escalada do género em Portugal, decidirá os campeões nacionais de escalada de Dificuldade.

O multicampeão nacional André Neres terá pela frente, além de um contingente nacional que se espera reforçado em quantidade e qualidade, vários atletas do país vizinho, com destaque para o tricampeão espanhol de Dificuldade Javier Cano, que chega acompanhado do campeão nacional de iniciados Javi Paredes, da sua irmã Maria Paredes e o campeão júnior de boulder, Pablo Calavera.

Presenças que, de acordo com André Neres, são um testemunho da qualidade do trabalho desenvolvido pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal na escalada.

“A vinda destes atletas espanhóis é um importante reconhecimento da qualidade da nossa organização”, diz Neres, que revela algumas mudanças que considera “muito importantes” no incremento de qualidade deste campeonato:

“Temos boas expectativas de participação nesta prova que, apesar de atrair menos gente que a variante de Boulder, mais comercial, é mais espetacular e a que me motiva mais. Depois, a federação [FCMP] conseguiu fazer um investimento muito importante em material e temos novos equipadores, liderados pelo Pedro Alves, que prometem construir desafios novos aos escaladores.”

Javier Cano, por seu turno, mostrou-se igualmente muito entusiasmado com esta incursão portuguesa:

“Soube desta competição através do André [Neres] e foi ele quem me motivou mais a participar neste campeonato. E penso que é um bom evento para treinar para as nossas provas domésticas e para as competições internacionais também.”

“Javi” Cano, cujo objetivo assumido é continuar a série de títulos em Espanha e classificar-se no “top 20” mundial, também sonha com uma presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020: “Sim, é um sonho muito grande, embora saiba que é muito difícil. Mas seria um feito pessoal muito grande e bom para o meu pa´s também, claro.”

Quanto à relação com Portugal, Cano diz que tem sido sempre “muito bem recebido”:

“Conheço bem o André Neres e o Pedro Pato e tanho boa relação com a comunidade escaladora em Portugal, sou sempre bem recebido quando venho escalar cá. Para este Nacional, estou muito entusiasmado e sei que têm uma boa parede e material de qualidade internacional. Vai ser um excelente treino competitivo. Objetivos? Encadear todas as vias, isso é o principal.”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.