Consumidores estão mais conscientes da Black Friday

Consumidores estão mais conscientes da Black Friday

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Os consumidores estão mais conscientes acerca do que representam as oportunidades na Black Friday.

Segundo a análise do Portal da Queixa, os portugueses procuraram confiança e transparência. O aumento do preço antes da promoção, a falta de stock no momento da compra e o atraso na entrega, lideram o topo das reclamações registas naquele portal do consumidor.

Face à edição de 2017, o número de reclamações aumentou, tendo-se registado mais de 70 queixas contra as 62 do ano passado. Porém, se em 2017, “a dificuldade de contacto e apoio com das marcas” era o principal motivo de reclamação dos consumidores, este ano, no topo da tabela estão motivos comos: o aumento do preço antes da promoção por forma a aplicar o desconto; a falta de stock no momento da compra; dificuldades de efetuar a compra com a promoção anunciada e atraso de entrega.

“Este ano verificou-se uma natural tendência no aumento de campanhas das marcas relacionadas com a Black Friday e, por isso, verificou-se igualmente um exponencial aumento na procura relativamente à oferta. Por conseguinte, o Portal registou uma subida das reclamações relativas à BF em Portugal.”, explica Sónia Lage Lourenço, COO e Co-Founder do Portal da Queixa, sublinhando que: “Este ano, a queixa referente à ‘falta de capacidade de contacto com a marca’ foi quase nula, dando lugar à reclamação por ‘variação do preço’.”

Entre as marcas com o maior número de reclamações registadas no Portal da Queixa, as mais visadas são no setor da tecnologia – FNAC, Worten, Media Markt, Rádio Popular e El Corte Inglês, facto que resulta da elevada procura destes produtos em iniciativas como estas, contudo, no setor do comércio a retalho de vestuário e alimentação também foram um grande alvo de reclamações.

Segundo revela a responsável, “muitos consumidores relataram que alguns dos melhores descontos apresentados constituíram um chamariz, na medida em que na hora de os adquirir não estavam disponíveis por falta de stock ou dificuldade na aquisição dos mesmos.”

Quanto à plataforma www.blackfriday2018.pt, que ainda esteve online para a Cyber Monday, o balanço do Portal da Queixa é positivo.

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