Home » Economia » Empresas » Crescem as reclamações contra os CTT no Portal da Queixa
Crescem as reclamações contra os CTT no Portal da Queixa

Crescem as reclamações contra os CTT no Portal da Queixa

Os CTT lideram o número de reclamações registadas no Portal da Queixa até 17 de junho, com um registo de 2.743 queixas.

A CTT Expresso, é uma das marcas do grupo, que tem contribuido para uma maior insatisfação dos consumidores relativamente às encomendas feitas via método Yanwen, cujas queixas continuam sem resolução. O problema das encomendas que chegam a Portugal, mas não aos consumidores, já tinha sido denunciado, em 2018, pela equipa do Portal da Queixa, mas continua sem explicação e sem resolução por parte dos CTT em geral.

De acordo com a análise feita pela equipa do Portal da Queixa, entre 1 de janeiro de 2019 e 17 de junho de 2019, foram registadas na plataforma 201 reclamações referentes a problemas com o método de envio Yanwen da empresa chinesa Yanwen Logistics. No período homólogo, as queixas rondaram o mesmo número, 255 queixas.

A equipa de análise verificou ainda que, entre 1 de maio e 31 de maio de 2019, os CTT receberam 636 reclamações, das quais, 66 são referentes a problemas com o método de envio Yanwen. Falha e extravio na entrega (41%), roubo e violação de encomendas (11%) foram outros dos principais motivos de reclamação contra os CTT, no último mês de maio.

“O Yanwen Air Mail é um método de envio fornecido pela empresa chinesa Yanwen Logistics. Algumas plataforma como o Aliexpress, apresentam este método em alguns produtos como forma de os enviar para diversos países do mundo. É neste último ponto que surgem os CTT. Quando o produto encomendado chega a Portugal, cabe aos CTT a distribuição pelo país, algo que tem gerado problemas e reclamações desde o início de 2018.”, explica Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa.

As reclamações registadas referem que os produtos ficaram presos na alfândega, outras referem que os CTT não conseguem informar onde estão os artigos, nem sequer pelo número de tracking dado pelo expedidor. No entanto, os consumidores afirmam saber que os produtos chegam a Portugal, pois é o último destino que aparece no tracking da encomenda a que têm acesso.

O desagrado dos consumidores em relação aos CTT reflete-se na página da marca no Portal da Queixa. O índice de satisfação gerado pelos consumidores é de 62,8% (CTT) e 61,8% (CTT Expresso), sendo que, das 4.923 reclamações recebidas nos últimos 12 meses apenas 643 se apresentam como resolvidas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.