Home » Economia » Infor estatística » Crescimento moderado na área do euro em Julho 2015

Crescimento moderado na área do euro em Julho 2015

Na Área Euro (AE), o PIB em termos reais registou uma variação homóloga de 1,2% no 2º trimestre de 2015, moderadamente superior ao 1,0% verificado no trimestre anterior, informa hoje o INE.

Em julho, o indicador de confiança dos consumidores agravou-se na AE, tendo o indicador de sentimento económico recuperado. No mesmo mês, os preços das matérias-primas e do petróleo apresentaram variações em cadeia de -0,7% e -6,2%, respetivamente (-0,8% e -4,6% em junho).

Em Portugal, de acordo com a estimativa rápida, em volume, o PIB registou uma variação homóloga de 1,5% no 2º trimestre de 2015 e uma variação em cadeia de 0,4%, variações idênticas às do trimestre anterior.

O indicador de atividade económica recuperou em junho e o indicador de clima económico, já disponível para julho, aumentou de forma ligeira.

Em junho, os Indicadores de Curto Prazo (ICP) apontam para um aumento da atividade económica na indústria e em setores de serviços e uma redução na construção e obras públicas.

O indicador quantitativo do consumo privado estabilizou em junho, refletindo o comportamento de ambas as componentes. O indicador de FBCF voltou a diminuir, devido à redução dos contributos de todas as componentes, sobretudo da componente de construção.

Em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de 7,4% e 9,0% em junho, respetivamente inferiores aos 8,3% e 11,1% em maio.

No 2º trimestre de 2015, a taxa de desemprego situou-se em 11,9%, o que compara com 13,7% no trimestre precedente e 13,9% em igual trimestre do ano anterior. Em termos homólogos, o emprego aumentou tanto quanto o PIB no 2º trimestre (1,5%) e mais 0,4 pontos percentuais que o observado no 1º trimestre. A população ativa diminuiu 0,8%, uma ariação de -0,5% no trimestre precedente.

Em julho, a variação homóloga mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC) estabilizou em 0,8% (1,0% em maio), observando-se uma taxa de variação de 0,4% na componente de bens (0,5% no mês anterior) e de 1,3% na de serviços (1,2% em junho).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.