Home » Cultura » Exposições* » Cristina Rodrigues expõe “La Pásion” em Sevilha
Cristina Rodrigues expõe “La Pásion” em Sevilha
Cristina Rodrigues expõe “La Pásion” em Sevilha

Cristina Rodrigues expõe “La Pásion” em Sevilha

THE FOUNTAIN OF HAPPINESS

THE FOUNTAIN OF HAPPINESS

A artista plástica Cristina Rodrigues, apresenta no coração da cidade de Sevilha, “La Pásion” uma exposição monumental que decorre de 13 de setembro a 20 de novembro.

A inauguração terá lugar a 13 de setembro (19H00) na Fundación de Valentín Madariaga y Oya, com a presença de Cristina Rodrigues, Jorge Monteiro, Cônsul Geral de Portugal em Sevilha e José Lucas Chaves-Maza, curador da exposição.

Cristina Rodrigues que viveu durante um período em Sevilha, encara o convite para expor na capital andaluza, não apenas como a estreia em solo espanhol, mas como um regresso a uma cidade e a uma região, com as quais mantém fortes ligações.

Com curadoria de José Lucas Chaves-Maza, La Pásion apresenta uma configuração inédita nas exposições de Cristina Rodrigues e promete apaixonar o público com um total de treze obras distribuídas por cinco monumentos icónicos de Sevilha: Fundación Valentín de Madariaga y Oya; Consulado Geral de Portugal em Sevilha; Universidad de Sevilla; Casa de la Provincia; Real Alcázar de Sevilla.

ENLIGHTENMENT

ENLIGHTENMENT

Concebidas para “La Pásion”, as obras de arte “Ela Não é Flor Que Se Cheire”, “Slice Me Nice”, “Avó”, “Mãe” serão apresentadas pela primeira vez e fazem-se acompanhar por outras já aclamadas nacional e internacionalmente como “Enlightenement”, “A Fonte da Felicidade”, “As Vinhas da Ira”, “A Manta Amarantina”, “Bourgeois”, entre outras.

“La Pásion de Cristina Rodrigues estará patente em Sevilha de 13 de setembro a 20 de novembro, com o apoio do Consulado Geral de Portugal em Sevilha, Instituto Camões, Município de Amarante, Ayuntamento de Sevilla, Fundación Valentín de Madariaga y Oya, JLC, Rendas Portuense, Licor Beirão e ICEL.

Cristina Rodrigues é uma artista plástica e arquiteta portuguesa nascida no Porto em 1980. Desde cedo o seu percurso é pontuado por um grande ecletismo começando pela sua formação académica que passou pela arquitetura (1998), história medieval e do renascimento (2014) e pela arte contemporânea (2010). Licenciou-se em arquitetura e frequentou posteriormente um Mestrado em História Medieval e do Renascimento na Universidade do Porto. Mais tarde foi viver para a cidade de Manchester, no Reino Unido, onde trabalhou como docente universitária e obteve uma bolsa de doutoramento na Machester School of Art.

Em 2011 a artista foi premiada com uma bolsa de investigação do Arts and Humanities Research Council e é nesta altura que se dedica inteiramente ao estudo e registo de territórios de baixa densidade demográfica em Portugal e começa a criar algumas das suas mais significativas obras de arte contemporânea. Os materiais têxteis foram desde o início uma imagem de marca da artista. A recorrente utilização de fitas de cetim, tecidos e rendas industriais (da Fábrica de Rendas Portuense) é distintiva na construção da sua narrativa estética.

Durante 7 anos a artista residiu naquela que é a antiga capital têxtil da Europa, Manchester, e dedicou-se ao estudo da Arte Contemporânea. Combinando o seu interesse pela cultura oral portuguesa e pelos têxteis, a artista criou “A Manta”, uma das suas obras mais marcantes. A primeira versão desta instalação de arte contemporânea foi executada com Adufes (instrumento
tradicional do Concelho de Idanha-a-Nova), rendas de algodão e fitas de cetim.

In situ, as instalações de arte e esculturas de Cristina Rodrigues lêem-se como jóias, esbanjando detalhes barrocos sobre objetos ordinários. Com grande mestria, a artista combina o virtuosismo com elementos comuns. As suas instalações são universais tanto na sua significância como nos locais da sua inspiração, propositadamente tocando as vidas de todos os envolvidos na sua produção artística

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.