Home » Atualidade » Internacional » Cuba agrava a repressão contra a oposição politica

Cuba agrava a repressão contra a oposição politica

O regime Cubano está a agravar a repressão sobre a oposição política interna,  como sucedeu nas recentes manifestações que pretendiam assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, nas quais foram presos por toda a ilha, mais de 100 pessoas, que se manifestavam, exigindo o respeito pelos “Direitos Humanos” e o fim da ditadura da dinastia Castro.

Como tem sido hábito, estas manifestações tiveram de enfrentar grupos organizados pró-regime, manipulados por agentes do governo, seguidos da repressão policial, que culminou em prisões efetivas.

Na passada quinta feira, os escassos manifestantes que gritaram “Viva os direitos humanos” e pela “Liberdade para o povo de Cuba” numa praça de Havana, foram presos pela polícia, depois de acossados pelos grupos Castristas, com insultos de mercenários, traidores e vendidos ao capitalismo.

As “Damas de Blanco”,uma associação de mulheres de presos políticos em Cuba, que se manifesta habitualmente em várias cidades da ilha, a exigir a liberdade dos maridos, tem sido regularmente fustigada por contra-manifestações organizadas pela Vila Marista, a sede da Polícia Secreta em Havana, sujeitas a todo o tipo de insultos e humilhações.

A Amnistia Internacional alertou hoje para o risco de perseguição e prisão de ativistas cubanos, numa onda de detenções arbitrárias que tem ocorrido por toda a ilha, as quais totalizaram cerca de 1.500 presos no último mês, descrevendo o problema como “sistemático”.

As prisões, o assédio e as agressões, tem sido a marca deste regime, que se agrava sobretudo por ocasião de determinadas datas, como sucede no assinalar do “Dia dos Direitos Humanos”, uma situação considerada inaceitável por Erika Guevara-Rosas a representante para a América Latina da Amnistia Internacional, no comunicado daquela organização.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.