Home » Cultura » Teatro » Curso de Teatro “AquiesCénica” por Luana Proença
Curso de Teatro "AquiesCénica" por Luana Proença

Curso de Teatro “AquiesCénica” por Luana Proença

AQUIESCÉNICA, é um curso de teatro para todos, atores ou apenas curiosos, para trabalhar a confiança e destruir autossabotagem, o “não sou capaz” e o “vou falhar” a que todos os dias nos submetemos.

O nome estranho que tem origem na junção das palavras Aquiescência e Cénica, pretende trabalhar o lado artístico que todos nós temos dentro de nós, mas optamos em muitos casos por ignorar por medo ou simplesmente por vergonha.

Ministrado por Luana Proença, atriz, professora universitária e improvisadora brasileira, que fez formação um pouco por todo o Mundo, desde Los Angeles a Atenas, com alguns dos melhores formadores da área, este curso é destinado não só a atores, mas aos curiosos, que tenham interesse pela área, de qualquer idade ou profissão, que queiram descobrir o seu “eu” criativo.

Juntando várias metodologias teatrais e de improvisação, desde Keith Johnstone (“pai” da improvisação teatral) a Jacques LeCoq (um dos mestres do teatro físico), o trabalho vai-se centrar em exercícios de cooperação, confiança e improvisação, trabalhadas gradualmente ao longo do curso, de acordo com as necessidades do grupo, para que este perca o medo de errar e aprenda a “transformar uma queda num passo de dança”, como dizia o escritor brasileiro Fernando Sabino, no romance “O encontro marcado”.

Nas palavras de Luana Proença, “não se trata de descobrir ou resgatar a criança dentro de nós, mas sim de darmos voz à nossa criatividade enquanto adultos, através de um ambiente de confiança onde não há fracasso nem julgamento, para perdermos esses medos que nos puxam para baixo todos os dias.”

O curso tem a duração de 10 meses, de setembro de 2019 a Junho de 2020, todas as quintas-feiras, das 19h30 às 22h30, num total de 110 horas de trabalho, com uma apresentação no final.

Quem é Luana Proença?

LUANA PROENÇA é actriz, diretora, professora, dramaturga e improvisadora brasileira que se mudou para Lisboa em Setembro de 2018 a fim de iniciar os seus estudos de Doutoramento dando continuidade a sua pesquisa teórica e prática em Improvisação.

Detentora de um extenso trabalho teatral no Brasil, onde ainda é parte dos grupos Novos Candangos e Saída Sul. Foi professora universitária nas áreas práticas e teóricas de interpretação, corporeidade e direção, e teve sua própria escola de teatro e produtora na cidade de Brasília durante 8 anos.

É Licenciada (Bacharel) em Interpretação Teatral, Especializada em Gestão e Produção Cultural no Brasil, com Mestrado em Artes (pesquisa de treinamento em Impro). Completou o programa de Improv no centro de Treinamento The Second City em Los Angeles.

Desde que chegou a Portugal já participou de diversas apresentações como improvisadora convidada, além de integrar os grupos Lilimprov, 4 Misfit (improviso em inglês em Portugal), The SIN (uma network européia de improvisação), e os elencos dos espetáculos internacionais “Us” com o improvisador grego Stelios Melas e “Room 3” com as improvisadoras estadunidenses Amy Lamier e Jamie Graham.

Em 2019 iniciou os projetos Impro.Lab e Jelly Jams (Este ao lado do artista estadunidense Stephen Thornton). Após retornar do Festival Mount Olymprov na Grécia, será professora e performer convidada do Belfast Improv Festival na Irlanda do Norte. A sua experiência e formação no Brasil, mais a experiência profissional internacional e intercâmbio com artistas estrangeiros são as bases de criação da Técnica Aquiescénica que procura remover obstáculos da expressividade pessoal de cada pessoa para se produzir arte.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.