Home » Ciência & Tecno » DESDE 1971 QUE HÁ UMA PORTA PARA O INFERNO

DESDE 1971 QUE HÁ UMA PORTA PARA O INFERNO

No Turquemenistão e há mais de 40 anos, existe uma cratera gigante de gás que arde continuamente, intrigando assim cientistas e não só.

A cratera tem cerca de 70m de diâmetro, no ano de 1971, foi identificada por um grupo de cientistas soviéticos como uma reserva de petróleo, desta forma, perto do local foi montado na época um acampamento e uma sonda de perfuração.

Quando os trabalhos de perfuração começaram o solo abateu, levando ao aparecimento da cratera em causa, os cientistas afirmaram na altura que existia perigo para os habitantes da localidade próxima, Derweze, porque se estava a libertar uma grande quantidade de metano.

Os cientistas soviéticos entenderam que a forma mais rápida de resolver o problema seria queimar o gás, porque julgavam que a combustão só iria durar alguns dias. Como é dado a saber, nos nossos dias a cratera ainda arde e vai continuar não se prevendo quando se irá dar o seu terminus porque não se sabe que quantidade de gás existe no subsolo. Esta situação tem atraído milhares de curiosos, mas, os habitantes da localidade chamam-lhe “ A Porta para o Inferno”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.