Home » Atualidade » Nacional » Dia Mundial de Luta contra as Hepatites
Dia Mundial de Luta contra as Hepatites
Dia Mundial de Luta contra as Hepatites

Dia Mundial de Luta contra as Hepatites

“Portugal tem um acesso à terapêutica sem paralelo na Europa”, 90% dos doentes com hepatite B estão estabilizados e o vírus foi eliminado em 95% dos casos de hepatite C.

No âmbito do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites que se assinala a 28 de julho, o Prof. Armando Carvalho, membro do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, sublinha que “Portugal tem um acesso à terapêutica sem paralelo na Europa, com o custo integralmente suportado pelo Estado”. Apesar de algum atraso que poderá ter ocorrido no tratamento de doentes, este terá estado relacionado com a impossibilidade de dar uma resposta a todos os doentes simultaneamente.

Ao longo dos últimos 25 anos foram tratados vários milhares de doentes em Portugal, sendo curados cerca de 50% deles. Com a comparticipação do sofosbuvir e da associação ledispasvir/sofosbuvir foi possível tratar cerca de 6.000 doentes a nível nacional em 2015.

No Congresso Português de Hepatologia, realizado este ano no Porto, foram apresentadas comunicações sobre a experiência de cinco centros portugueses no tratamento da hepatite C em 2015. Em 800 doentes, aproximadamente 50% não respondedores a tratamento anterior e 50% cirróticos, com avaliação às 12 semanas após tratamento houve cura virológica em cerca de 95% dos casos. E os resultados foram muito positivos também em grupos de doentes especiais, como hemodialisados e transplantados renais, até agora difíceis ou impossíveis de tratar.

Neste ano e meio foi possível iniciar o tratamento à maioria dos doentes que dele necessitavam e que já eram seguidos em consulta. Este foi o resultado de um enorme esforço da parte da classe médica, gastrenterologistas, internistas e infeciologistas. Mas como refere o especialista «este esforço tem de continuar pois existem ainda muitos doentes por tratar e diagnosticar».

Atualmente estão estabilizados mais de 90% dos doentes que têm hepatite B e, por sua vez, em mais de 95% dos casos de hepatite C foi possível eliminar o vírus. Numa visão do total de infetados em Portugal «concluímos que existem seguramente muitos doentes por diagnosticar, impondo-se uma estratégia de rastreio dirigido a grupos com maior probabilidade de infeção, de modo a levar o benefício do tratamento ao maior número possível de doentes».

Houve uma diminuição da incidência da hepatite B e C, resultado das medidas gerais de prevenção, como o rastreio do sangue, o uso de material irrecuperável para injeções e outros atos médicos e o impacto da vacina da hepatite B. No entanto e apesar de em Portugal já se ter feito muito no que diz respeito à prevenção das hepatites virais, continua ainda a faltar um plano nacional, que já esteve em discussão na Direção Geral de Saúde, mas que continua adiado.

Prof. Armando Carvalho

· Diretor do Serviço de Medicina Interna A do CHUC
· Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
· Membro do secretariado do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.