Home » Municipios » Dia Municipal para a Igualdade celebrado em Mangualde
Dia Municipal para a Igualdade celebrado em Mangualde
Dia Municipal para a Igualdade celebrado em Mangualde

Dia Municipal para a Igualdade celebrado em Mangualde

Mangualde celebrou o Dia Municipal para a Igualdade com duas sessões de sensibilização dirigida aos alunos do 3º B e do 4º EB, dinamizadas por Rosalina Alegre, Presidente da ACCIG – Associação, Conhecimento, Cultura e Igualdade de Género.

A intervenção da Presidente da ACCIG incidiu sobre um conto infantil intitulado “Era uma vez…”, da autoria de Rosabela Afonso, sobre Ana de Castro Osório, uma ilustre escritora mangualdense.

A Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho, que esteve presente, falou em sentido lato sobre a importância das questões da igualdade, igualdade de género e de oportunidades, focando algumas áreas como a educação, a saúde, o urbanismo, a cultura, a linguagem no sentido de dar a conhecer que a igualdade está presente e é transversal a todas as áreas da sociedade. «A igualdade tem que ser encarada como um projeto de cidadania e de promoção de direitos, de felicidade e do bem comum. Há que apostar nesta faixa etária de forma a mudar mentalidades, preconceitos e barreiras estereotipadas», sublinho a vereadora.

Rosalina Alegre deu a conhecer a figura e o percurso de vida de Ana de Castro Osório na promoção da igualdade, nomeadamente na igualdade de género, explorando desta forma o conceito de igualdade, e sensibilizou os alunos para a importância da leitura, da escrita e do conhecimento de uma forma geral, para que se tornem cidadãos ativos e esclarecidos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.