Home » Saúde » Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama assinalado em Braga

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama assinalado em Braga

O Hospital de Braga assinalou o Dia Nacional da Prevenção do Cancro de Mama, em parceria com duas associações de doentes, o Movimento Vencer e Viver e a Associação Minhota de Apoio ao Doente Oncológico de Senologia – AMADOS. O dia foi preenchido com um programa de actividades de sensibilização para esta patologia.

Estiveram presentes na Entrada Principal do Hospital de Braga voluntárias do Movimento Vencer e Viver e da AMADOS que esclareceram dúvidas através de distribuição de panfletos informativos sobre o cancro da mama, que, segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro, todos os dias surge uma média de 11 novos casos por dia.

Prevenção foi, neste dia, a palavra de ordem para ambas as associações. Paula Fernandes, responsável pelo Movimento Vencer e Viver, afirmou que “estas iniciativas são para lembrar à comunidade bracarense que é preciso estar alerta e sobretudo, prevenir.” A responsável pela AMADOS, Célia Ribeiro, referiu a importância destas acções, “por ser esta a primeira vez que a associação se fez representar no Hospital de Braga” e reforçou, ainda, que esta parceria continuará “sempre a focar-se na prevenção”.

As utentes de oncológicas usufruíram ainda de uma sessão de maquilhagem e aconselhamento cosmético promovido pela empresa bracarense Die Apfel. Benedita Aguiar, responsável pela empresa de formação estética, disse que o convite para se juntar ao programa deste dia foi bem aceite por se tratar de “uma actividade de sensibilização e aumento da auto-estima destas utentes, que se insere ainda no projecto da oficina de estética que desenvolvemos no Hospital de Braga.”

Uma aula de fitness e uma palestra informativa, ministrada por uma nutricionista do Hospital de Braga, acerca de alimentação saudável na prevenção do cancro, completaram o programa que assinalou o Dia Nacional da Prevenção do Cancro de Mama no Hospital de Braga.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.