Home » Saúde » Dia Nacional do Doente com AVC assinalado no Algarve
Dia Nacional do Doente com AVC assinalado no Algarve

Dia Nacional do Doente com AVC assinalado no Algarve

O Dia Nacional do Doente com AVC é assinalado no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, entre 22 de março e 6 de abril, com um vasto programa de ações de sensibilização e rastreios gratuitos na região dirigidas à toda a população.

Hoje, dia 22, a equipa multidisciplinar do Núcleo de Enfermagem de Reabilitação da Unidade de Portimão promove na Universidade Sénior da cidade uma sessão de sensibilização onde serão abordados temas como a prevenção, os fatores de risco de AVC e conselhos nutricionais. Paralelamente decorrerá também um rastreio aos fatores de risco de AVC.

No dia 28 de abril, quinta-feira, quem passar pelo Mercado Municipal da Avenida, em Lagos entre as 08h30 e as 12h30 horas vai ter oportunidade de avaliar a tensão arterial, a frequência cardíaca, o índice de massa corporal, o perímetro abdominal, e a glicémia. Paralelamente, a equipa do Núcleo de Diabetologia da Unidade de Lagos, que promove a iniciativa, está disponível para efetuar avaliações de risco individualizadas e prestar aconselhamento aos participantes.

Também no dia 28, no Mercado Municipal de Faro, os profissionais da Unidade de AVC de Faro promovem um rastreio aos fatores de risco vascular e aconselhamento à população. Ainda no mesmo dia às 19h30 terá lugar uma Caminhada, com partida no Fórum Algarve e com paragens de sensibilização para a importância do exercício físico na prevenção do AVC, que contará com o apoio do grupo “pegadas à 4ª feira”, e vai terminar com a atuação da Tuna Académica Feminis Ferventis.

A partir de sábado, 31 de março, Dia Nacional do Doente com AVC, estará patente no hall de entrada do edifício principal da Unidade de Faro uma exposição fotográfica que pretende dar a conhecer o dia-a-dia na Unidade de AVC da instituição.

As iniciativas comemorativas desta efeméride terminam no dia 3 de Abril, com uma sessão no auditório da unidade de Faro onde serão abordados diversos temas, nomeadamente: a colaboração da Unidade de AVC na Iniciativa Angels; a atividade da Unidade de AVC nos últimos 10 anos; a apresentação dos resultados do rastreio da doença Cerebrocardiovascular na comunidade hospitalar; e o Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) na área do AVC.

A sessão de abertura de abertura está agendada para as 9h00 e contará com a presença, do Conselho de Administração do CHUAlgarve, do presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, do Diretor do Departamento Médico, Horácio Guerreiro e da Coordenadora da Unidade de AVC, Ana Paula Fidalgo.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.