Home » Atualidade » Internacional » DOAÇÃO DE VIDA

DOAÇÃO DE VIDA

Lucieny Martins

Lucieny Martins

No dia 20 de setembro fomos surpreendidos com o anúncio inusitado do sepultamento de um automóvel Bentley (avaliado entre 1,2 e 1,5 milhão de reais) pelo seu dono, Chiquinho Scarpa.

O comunicado causou comentários e julgamentos precipitados, mas na hora marcada para o enterro, foi anunciada a verdadeira intenção, promover a semana da Campanha de Doação de Órgãos, que teve início no dia 23 de setembro. Uma parceria entre o governo federal e a Associação Brasileira dos Transplantes de Órgãos, pela conscientização da importância de sermos doadores. “Fui julgado por querer enterrar um Bentley, mas a maioria das pessoas enterra coisas de maior valor, como o pulmão, coração e outros órgãos. Isto é um absurdo com tanta gente esperando por um transplante”, disse ele. A ideia foi excelente!

No Brasil a fila de espera por transplantes é enorme, 66 mil pacientes precisam de algum tipo de transplante e apenas 15 mil operações desse tipo são feitas anualmente. A informação é do coordenador nacional do Sistema de Transplantes do Ministério da Saúde, Abrahão Salomão Filho.

Embora o Brasil seja o terceiro país do mundo melhor preparado para se fazer transplantes, depois dos EUA e da China, ainda falta informações que conscientizem a população de que doar órgãos dos seus entes queridos é seguro, e que a morte não é o fim. Apesar do momento de dor, podemos ser solidários e salvar a vida de alguém que necessita de um transplante.

A nossa legislação é rigorosa quanto a este assunto, existem critérios rígidos para a retirada de órgãos quando acontece a morte encefálica do paciente.
Infelizmente, em alguns casos, os pacientes que estão na fila de espera não aguentam e morrem antes de conseguir um doador. O número de mortes e de pessoas sofrendo com a insuficiência do órgão afetado poderia ser bem menor se o número de doadores fosse maior.

A doação só é feita com a permissão dos familiares, por isso a campanha do Ministério da Saúde alerta que “se você tem um doador na família, respeite a vontade dele. A importância da divulgação e conhecimento da intenção das pessoas por parte de seus familiares em relação à doação de órgãos é fundamental no momento da autorização de uma doação”.

No dia 27/09 comemora-se o Dia Mundial de Doação de Órgãos.

Sejamos doadores de esperança, de amor e principalmente, de vida.

Por: Lucieny Gonçalves Martins no Brasil
“escreve em português do Brasil”

 laço

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.