EDP Cool Jazz o Festival de Verão mais mediático em Março

248

O EDP Cool Jazz foi o Festival de Verão com melhor desempenho no retorno mediático, nos meios de comunicação social, durante o mês de março de 2015, segundo um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do Verão.

O festival NOS Alive foi o segundo classificado deste ranking Cision, seguido pelos festivais Super Bock Super Rock, Sumol Summer Fest e MEO Sudoeste.

Foram os sons do Brasil que levaram o Cool Jazz diretamente ao topo da tabela em março, com Caetano Veloso e Gilberto Gil a serem os grandes impulsionadores em termos de exposição mediática. Mark Knopfler, ex-líder da lendária banda Dire Straits, uma presença igualmente confirmada no Parque dos Poetas, em Oeiras, foi outro nome que muito contribuiu para este resultado do Cool Jazz.

O britânico Sam Smith e ainda a rapper, cantora e compositora americana Azealia Banks foram dois nomes em grande destaque em março, e decisivos para o excelente resultado mediático conseguido pelo NOS Alive, confirmado pelo segundo lugar da tabela registado.

O peso mediático de alguns artistas, entretanto confirmados nos diferentes festivais, marca definitivamente os resultados deste ranking. E relativamente a março importa ainda referir bandas incontornáveis como os Blur e os escoceses Franz Ferdinand, bandas que irão estar presentes no Super Bock Super Rock, e que foram decisivas para o terceiro lugar da tabela mediática obtido pelo festival.

A “Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision” mede o desempenho mediático conquistado por cada festival tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado, as oportunidades de visualização tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.

O objeto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2000 meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa). Neste caso o Ranking reflete o resultado de 1 de março de 2015 a 31 de março de 2015 – com os diferentes festivais a serem ordenados pela posição alcançada.

A Cision divulga, mensalmente, uma tabela com os resultados apurados e as consequentes variações observadas. O período temporal sobre o qual a análise incide é sempre o mês imediatamente anterior à elaboração do ranking.

Partilhe:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*


CAPTCHA Image

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O site 'ipressJournal' utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação do visitante. LER MAIS

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close