Home » Música & Eventos » FestivaisM » EDP Cool Jazz o Festival de Verão mais mediático em Março

EDP Cool Jazz o Festival de Verão mais mediático em Março

O EDP Cool Jazz foi o Festival de Verão com melhor desempenho no retorno mediático, nos meios de comunicação social, durante o mês de março de 2015, segundo um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do Verão.

O festival NOS Alive foi o segundo classificado deste ranking Cision, seguido pelos festivais Super Bock Super Rock, Sumol Summer Fest e MEO Sudoeste.

Foram os sons do Brasil que levaram o Cool Jazz diretamente ao topo da tabela em março, com Caetano Veloso e Gilberto Gil a serem os grandes impulsionadores em termos de exposição mediática. Mark Knopfler, ex-líder da lendária banda Dire Straits, uma presença igualmente confirmada no Parque dos Poetas, em Oeiras, foi outro nome que muito contribuiu para este resultado do Cool Jazz.

O britânico Sam Smith e ainda a rapper, cantora e compositora americana Azealia Banks foram dois nomes em grande destaque em março, e decisivos para o excelente resultado mediático conseguido pelo NOS Alive, confirmado pelo segundo lugar da tabela registado.

O peso mediático de alguns artistas, entretanto confirmados nos diferentes festivais, marca definitivamente os resultados deste ranking. E relativamente a março importa ainda referir bandas incontornáveis como os Blur e os escoceses Franz Ferdinand, bandas que irão estar presentes no Super Bock Super Rock, e que foram decisivas para o terceiro lugar da tabela mediática obtido pelo festival.

A “Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision” mede o desempenho mediático conquistado por cada festival tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado, as oportunidades de visualização tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.

O objeto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2000 meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa). Neste caso o Ranking reflete o resultado de 1 de março de 2015 a 31 de março de 2015 – com os diferentes festivais a serem ordenados pela posição alcançada.

A Cision divulga, mensalmente, uma tabela com os resultados apurados e as consequentes variações observadas. O período temporal sobre o qual a análise incide é sempre o mês imediatamente anterior à elaboração do ranking.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.