Home » Sociedade » Cidadania » Educação, Um Direito, Um Caminho, Um Futuro, no Fórum Lisboa

Educação, Um Direito, Um Caminho, Um Futuro, no Fórum Lisboa

O Fórum Lisboa recebe na sexta-feira, 20 de fevereiro, o Encontro “Educação: Um Direito, Um Caminho, Um Futuro”, organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

Pedro Santana Lopes, o Provedor da instituição, estará presente na iniciativa que pretende reunir diferentes profissionais da Educação em torno de um tema que faz parte da missão original da Santa Casa.

O encontro tem como objetivo informar, sensibilizar e promover a reflexão sobre a intenção, os princípios educativos, os valores e os modelos pedagógicos pelos quais a intervenção educativa na Santa Casa se deve orientar. Esta iniciativa está associada ao lema do Ano Europeu para o Desenvolvimento 2015: “O nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro” e às comemorações do 25º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças.

O programa é composto por apresentações temáticas de oradores internos mas também externos à SCML com o intuito de promover a partilha de experiências e conhecimento.

As linhas orientadoras destas apresentações são as respostas de proximidade como garantes e promotoras dos direitos da criança, a intervenção precoce e o trabalho com as famílias e em rede, numa abordagem integrada da educação, a apresentação de diferentes modelos pedagógicos e a reflexão sobre a ética do cuidar e do educar.

O tema do encontro serve ainda como mote para uma exposição, que estará presente no Fórum Lisboa no mesmo dia. Esta iniciativa representa um espaço e um momento privilegiado para a promoção de uma intervenção de qualidade na área da educação de infância.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.