Home » Cultura » Livros » Elvas – das InvasĂ”es francesas Ă s guerras liberais
Elvas – das InvasĂ”es francesas Ă s guerras liberais
Elvas – das InvasĂ”es francesas Ă s guerras liberais

Elvas – das InvasĂ”es francesas Ă s guerras liberais

É hoje apresentada na Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo, em Elvas, a obra “Elvas – das InvasĂ”es francesas Ă s guerras liberais”, da autoria de Teresa Fonseca.

elvas-das-invasoes-francesas-as-guerras-liberaisEditada pelas EdiçÔes Colibri, a obra procura efetuar a recuperação possĂ­vel do quotidiano de Elvas e do seu termo no perĂ­odo, particularmente agitado mas recheado de acontecimentos, de tensĂ”es sociais e de paixĂ”es polĂ­ticas, que medeia entre a retirada dos Franceses, em 1808 e a proclamação da vitĂłria liberal, em 1834, apĂłs a assinatura da Convenção de Évoramonte.

No livro é ainda abordado o impacto socioeconómico da significativa presença dos militares, naquela que era uma das mais importantes praças-fortes do reino e analisa a sua especificidade enquanto terra de uma movimentada fronteira, por onde transitaram, nos dois sentidos, não só os tradicionais negociantes, almocreves, contrabandistas, salteadores, criminosos fugidos à justiça, residentes nas terras raianas ou forasteiros, mas outros viajantes habituais em períodos conturbados, como contingentes militares, espiÔes, desertores, guerrilheiros e perseguidos políticos.

A autora

A autora do livro, Maria Teresa Couto Pinto Rios da Fonseca, Ă© licenciada em HistĂłria pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, mestre em HistĂłria Cultural e PolĂ­tica pela Faculdade de CiĂȘncias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutorada em HistĂłria das Ideias PolĂ­ticas por esta Ășltima Faculdade.

Esta Ă© a sua obra mais recente, uma vez que Ă© autora de doze livros e de meia centena de artigos sobre HistĂłria Moderna e ContemporĂąnea, publicados em revistas municipais e acadĂ©micas, nacionais e estrangeiras, tendo ainda publicado dois livros de divulgação histĂłrica, destinados ao pĂșblico juvenil.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como sĂŁo processados os dados dos comentĂĄrios.