Home » Ambiente & Natureza » Empresas harmonizam regras da reciclagem em todo o País

Empresas harmonizam regras da reciclagem em todo o País

A sinalética universal dos ecopontos vai ser apresentada neste Dia Mundial do Ambiente, em Almancil, no Algarve, pela Sociedade Ponto Verde e pela ALGAR. As designações das embalagens e as regras para a separação dos diversos resíduos de embalagem vão passar a ser iguais em todo o País.

Este projeto que é único a nível europeu, vai ser implementado progressivamente nos próximos anos, nos mais de 41.000 ecopontos espalhados pelo território nacional.

A harmonização da sinalética para os 308 municípios portugueses resultou de um trabalho conjunto desenvolvido por uma equipa formada pela EGF, EGSRA e Sociedade Ponto Verde. Este projeto, agora concluído, é único a nível europeu e um passo essencial para o esclarecimento do consumidor, tornando o ato de separação mais simples e a informação mais clara.

Na sinalética atual ainda se identificam por vezes regras contraditórias e terminologias diferentes. Conscientes desta questão, a EGF, EGSRA e a Sociedade Ponto Verde com o apoio dos sistemas de gestão de resíduos e das autarquias, desenvolveram uma nova sinalética com o objetivo de mitigar as possíveis situações geradoras de dúvidas e erros na separação dos resíduos e sua deposição nos ecopontos quando nos referimos a diferentes sistemas municipais.

Com esta iniciativa, Portugal afirma-se como um exemplo na implementação de uma sinalética universal nos ecopontos, independentemente do município em que residem ou da fonte de informação consultada.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.