Home » Atualidade » Nacional » Encontro do ‘Triângulo Estratégico, América Latina, Europa e África
‘Triângulo Estratégico, América Latina, Europa e África’

Encontro do ‘Triângulo Estratégico, América Latina, Europa e África

O terceiro encontro do ‘Triângulo Estratégico, América Latina, Europa e África’, que decorre nos próximos dias 7 e 8 de abril, no Hotel Hilton Double Tree, em Lisboa, é uma iniciativa do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL), da Caixa Geral de Depósitos e da Accenture, com o pstrocínio do Presidente da República.

O III Encontro, que pretende identificar processos de melhoria no relacionamento triangular do Espaço Atlântico, conta com a presença da do ex-Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, da ex-Comissária Europeia, Benita Ferrero-Waldner, dos Ex-Ministros dos Negócios Estrangeiros Luís Amado e António Martins da Cruz, do Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Murade Murargy, da Secretária-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Embaixadora Ana Martinho, da Presidente Ibérica do Conselho Empresarial da América Latina (CEAL) e presidente da consultora Inforpress, Núria Vilanova, e de grandes empresas e instituições nacionais e internacionais.

Por parte do Governo deverá estar presente Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

“Portugal tem que voltar a ter um papel relevante no Atlântico – ser uma zona de influência histórica – e, para tal, precisamos de intensificar as relações entre os três continentes para criarmos um triângulo virtuoso com a África e América Latina. Os dados falam por si, as exportações portuguesas de bens e serviços duplicaram entre 2009 e 2013 -coincidindo com a crise- até superarmos recentemente os três mil milhões de euros, mais de metade graças a uma intensa relação com o Brasil”, comenta Paulo Neves, Presidente do IPDAL.

Como oradores vão participar ainda, representantes do Instituto Camões – Instituto da Língua e Cooperação, Fundação Gulbenkian, Parlamento Europeu, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Corporação Andina de Fomento, Real Instituto Elcano, TAP, BIAL, JP Sá Couto, Grupo Pestana, a União das Cidades de Língua Portuguesa, entre outros.

O Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL) foi criado em 2006, em Lisboa, para fortalecer as relações entre Portugal e a América Latina na área económica, académica e cultural. Ao longo destes 9 anos, o IPDAL tem organizado visitas dos Embaixadores latino americanos a várias regiões de Portugal e um conjunto de colóquios e conferências. Medeia contactos empresariais e participa com regularidade em eventos internacionais relacionados com as relações entre a Europa em geral e Portugal, em particular, com a América Latina.

Partilhe:
O terceiro encontro do ‘Triângulo Estratégico, América Latina, Europa e África’, que decorre nos próximos dias 7 e 8 de abril, no Hotel Hilton Double Tree, em Lisboa, é uma iniciativa do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL), da Caixa Geral de Depósitos e da Accenture, com o pstrocínio do Presidente da República. O III Encontro, que pretende identificar processos de melhoria no relacionamento triangular do Espaço Atlântico, conta com a presença da do ex-Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, da ex-Comissária Europeia, Benita Ferrero-Waldner, dos Ex-Ministros dos Negócios Estrangeiros Luís Amado e António Martins da…

Review Overview

User Rating: 4.73 ( 3 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.