Home » Sítios & Viagens » Noticia de Turismo » Encontro internacional de Turismo Cultural em Faro

Encontro internacional de Turismo Cultural em Faro

Faro acolhe na próxima quarta-feira, 03 de junho, o Encontro Internacional de Turismo Cultural – Projeto Umayyad, um evento que se enquadra na criação da Rota Omíada que irá percorrer o legado da dinastia árabe omíada na cultura e património de vários países mediterrânicos, entre os quais Portugal.

O encontro internacional decorrerá no Museu Municipal de Faro, entre as 09h45 e as 13h00. Além do presidente do município, Rogério Bacalhau, do presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Desidério Silva, e da diretora regional de Cultura do Algarve, Alexandra Gonçalves, o evento contará com a presença dos parceiros internacionais do projeto.

Mas este encontro é apenas um dos momentos previstos no programa da visita à região do comité diretivo do projeto Umayyad. Esta comitiva de 25 pessoas chegará ao Algarve logo no dia 02 para reuniões de trabalho, às quais se seguirá o encontro do dia 03, aberto ao público, e um passeio no dia 04 por Castro Marim, Alcoutim, Cacela Velha e Tavira, tendo os três últimos locais vestígios omíadas, datados de 711 a 1031.

«Umayaad» ou «Rota Omíada» é o nome do percurso turístico que junta sete países ligados ao Mediterrâneo – Itália, Tunísia, Egito, Jordânia, Líbano, Espanha (Andaluzia) e Portugal (Algarve) – e um património comum a todos eles: a herança dos omíadas. Na região algarvia, a presença desta dinastia fez-se sentir por mais de três séculos.

O projeto da rota transnacional que dará a conhecer a história do império omíada no mundo arrancou em 2013, tem sítio oficial na Internet, em http://umayyad.eu, e um folheto próprio que chegará em junho aos 21 postos de turismo do Algarve. O Umayyad está agora na fase final, com a sinalização no terreno e o desenvolvimento de materiais de apoio para que até ao final do ano seja possível colocar os pés na primeira rota omíada do mundo.

A representação portuguesa no projeto Umayyad é assegurada pela RTA e pela Direção Regional de Cultura do Algarve, que lideram o grupo de suporte local que está a implementar o itinerário na região. A nível global, a Rota Omíada é liderada pela Fundação El Legado Andalusí e co-financiada pela União Europeia, através do programa ENPI – European Neighborhood and Partnership Instrument.

Quando atravessarem a futura rota internacional, os visitantes poderão admirar mesquitas, palácios, fachadas de edifícios e outros monumentos que ajudarão a explicar quem foram os omíadas, através da pegada arquitetónica por eles deixada. No Algarve, a rota abrangerá 11 municípios, num total de 36 localidades. Entre o conjunto de 15 bens inventariados no Algarve estão, por exemplo, os jogos de tabuleiro omíadas do núcleo de arqueologia do castelo de Alcoutim, o castelo velho desse município e o pano de muralha no castelo de Silves.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.