Home » Municipios » Encontro Internacional sobre participação juvenil em Lagos
Encontro Internacional sobre participação juvenil em Lagos
Encontro Internacional sobre participação juvenil em Lagos

Encontro Internacional sobre participação juvenil em Lagos

A cidade de Lagos no Algarve recebe o “Encontro Internacional sobre pensamento crítico e participação juvenil”, evento que vai debater a ligação entre participação juvenil e o pensamento crítico, a relação entre a iliteracia funcional e a empregabilidade dos jovens e o aumentar o empreendedorismo juvenil nas áreas periféricas.

Entre 20 e 26 de março, 30 técnicos de juventude de 12 países da Europa, vão juntar-se em Lagos para encontrar respostas, com o objetivo de descobrir, em conjunto, novas estratégias para capacitar os jovens nas áreas periféricas dos países europeus.

“O tema do pensamento crítico é especialmente relevante pois é a base que garante aos jovens maiores oportunidades de empregabilidade, maiores horizontes“, afirma a Presidente da Associação Giramundo, Sara Segurado, promotora do projeto “Beyond Horizons”, que ganhou um financiamento comunitário do programa Erasmus+. Este será o primeiro projeto do género em Lagos, levado a cabo pela associação local “Giramundo Lagos”, uma nova associação que visa promover a aprendizagem intercultural e o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens através de oportunidades de mobilidade europeias.

A Giramundo acredita que os jovens são os principais agentes de mudança, que possuem a criatividade e energia para inovar e construir um futuro positivo, mas que para desencadear este potencial é necessário criar conexões que vão para além do nosso grupo, é preciso olhar para além dos horizontes. Por isso, neste projeto procurou-se envolver um grande número de parceiros europeus e colocá-los em contacto direto com o mundo institucional e juvenil local.

Com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, o grupo internacional desenvolverá as atividades do projeto no Espaço Jovem da cidade. Os Jovens representantes de associações locais estarão entre os participantes deste projeto. A autarquia organizará igualmente um Jantar do Associativismo jovem, um momento especial para as instituições e organizações da cidade encontrarem estes participantes internacionais, partilharem experiências e estabelecerem novas parcerias.

Paralelamente serão realizadas visitas culturais e de conhecimento às associações locais, assim como sessões promovidas por especialistas locais e internacionais farão parte do programa.

Este evento internacional é prioritariamente uma plataforma para o desenvolvimento de futuros projetos e sinergias entre organizações de Lagos e do Algarve, com outras que trabalham com os jovens em toda a Europa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.