Home » Economia » Empresas » Engenharia Portuguesa apoia a montagem e teste de Foguetões
Engenharia Portuguesa apoia a montagem e teste de Foguetões
O Grupo ISQ fecha contrato de 3M€ com o Centro Espacial da Guiana

Engenharia Portuguesa apoia a montagem e teste de Foguetões

“O Grupo ISQ acaba de fechar novo contrato para a prestação de serviços de apoio às atividades de Operação e de Montagem, Integração e Teste de Foguetões no Porto Espacial Europeu de Kourou, o CSG – Centre Spatial Guyanais, na Guinana Francesa”.

Para Pedro Matias, o Presidente do ISQ: “Este contrato vai permitir que o ISQ continue presente no CSG, de forma permanente, até 2022, o que representa uma faturação superior a tr^s milhões de euros. O ISQ é a única entidade portuguesa presente, em permanência, no Spaceport de Kourou, desde 2004, o que comprova a excelência da engenharia e da industria portuguesa”, adianta aquele responsável.

Quer isto dizer que a engenharia portuguesa é uma referência no Centro Espacial Europeu, onde são lançados os foguetões de três sistemas de lançamento: o Ariane 5, o Soyuz e o Vega.

Este centro espacial tem uma cota, do mercado mundial de satélites geoestacionários civis, superior a 50%, o que significa que “mais de metade dos satélites geostacionários colocados em orbita nos últimos anos tiveram o acompanhamento de engenheiros do ISQ”. Estes satélites orbitais destinam-se a assegurar serviços que vão desde as telecomunicações, internet e observação da terra.

Uma das componentes mais sensíveis desta atividade, ao nível da segurança, é o controlo e gestão de atividades de risco como é o caso do manuseamento de matérias perigosas, em especial as hidrazinas: o combustível utilizado para a propulsão dos satélites.

Atualmente são realizados 12 lançamentos de foguetes por ano, o que corresponde a cerca de um lançamento por mês.

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&D.

Estas atividades são apoiadas através de uma rede de Empresas do Grupo, de um conjunto de Laboratórios Acreditados e recorrendo a equipas multidisciplinares. Estes serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, entre outros.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.