Home » Cultura » Livros » Entrega do Prémio Literário Orlando Gonçalves

Entrega do Prémio Literário Orlando Gonçalves

O escritor Nuno Figueiredo autor do romance “Gramática da Melancolia”, vencedor da 18.ª Edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves, Modalidade Ficção Narrativa, recebe esta sexta feira o prémio, em cerimónia que terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora.

Promovido pela Câmara Municipal da Amadora para homenagear a memória do escritor e jornalista Orlando Gonçalves, para além do prémio no valor de 5 mil euros atribuido ao vencedor, a iniciativa proporciona ao autor a publicação do livro.

“Gramática da Melancolia” conta diversas histórias numa história mantida com o humor e a complacência que um certo passado sempre nos sugere. Desenrola-se numa cidade comum, em época facilmente reconhecível, onde fenómenos meteorológicos desmedidos ou a simples rotação das estações têm uma acção determinante em comportamentos e sucessos.

Romance de muitas personagens com destinos cruzando-se no limitado espaço de um microcosmo simbólico e perturbador, nele se pressente um vasto manto diáfano transfigurando imagens, sentidos e conceitos, um sopro melancólico pairando sobre um mundo vivido com ardorosos desejos, com paixões imaculadas, no meio de encontros equívocos e desencontros fulminantes. Trata-se na realidade de captar das coisas e das pessoas,

A par desta distinção, o júri, constituído por Rogério Rodrigues, representante da Câmara Municipal da Amadora, José Correia Tavares, representante da Associação Portuguesa de Escritores e António Torrado, representante da Sociedade Portuguesa de Autores, deliberaram ainda atribuir uma Menção Honrosa à obra ”Um Sopro Numa Vela Acende a Escuridão”, escrita por João Carlos Costa da Cruz, sob pseudónimo de Maria.

Sobre o Prémio Literário Orlando Gonçalves

O Prémio Literário Orlando Gonçalves, instituído em 1998 pela Câmara Municipal da Amadora, tem por objetivo, por um lado, homenagear a memória do escritor e jornalista Orlando Gonçalves e por outro incentivar a produção literária, contribuindo para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa.

Este prémio destina-se a galardoar, anualmente e de forma alternada, uma obra de ficção narrativa e um trabalho jornalístico de investigação ou grande reportagem.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.