Home » Cultura » Livros » ESCAPARATE DE LIVROS EM 10 DE AGOSTO

ESCAPARATE DE LIVROS EM 10 DE AGOSTO

Futuro do Poder Sinopse (Editor: Temas e Debates)

O poder evolui. No tempo de Kennedy e de Kruchtchev, o poder era avaliado em termos de mísseis nucleares, capacidade industrial e número de soldados armados e tanques prontos a atravessar as planícies da Europa de Leste. Mas a era da informação global do século XXI está rapidamente a tornar obsoletos tais indicadores tradicionais e a dar nova forma às relações de poder. Professor universitário com vasta experiência governamental, Joseph S. Nye explica as mudanças, as inovações, as tecnologias e as novas relações que estão a definir o poder no século XXI. Mostra-nos como os recursos de poder se estão a adaptar à era digital e de que forma as estratégias inteligentes tem de incluir muito mais do que o simples poderio militar de uma nação. A era cibernética também criou uma nova fronteira de poder entre estados, cheia de oportunidades. A China, o Brasil, a Índia e outros países têm vindo a aumentar a sua quota-parte desses recursos de poder mundiais. Ao debater o que significa o poder no século XXI, este livro ajuda a iluminar a estrada que temos pela frente.

Porque_Falham_Nacoes Sinopse (Editor: Temas e Debates)

Porque são umas nações ricas e outras pobres? Serão os responsáveis a cultura, as condições meteorológicas, a geografia? Ou talvez a ignorância de quais são as políticas certas? Pura e simplesmente, não. Nenhum destes fatores é definitivo ou constitui um destino. Se assim não for, como explicar por que razão o Botsuana se tornou um dos países de crescimento mais rápido do mundo, enquanto outras nações africanas, como o Zimbabué, o Congo e a Serra Leoa, estão atoladas na pobreza e na violência?

Daron Acemoglu e James Robinson mostram, de uma forma conclusiva, que são as instituições políticas e económicas criadas pela humanidade que estão subjacentes ao êxito económico (ou à falta dele). Baseando-se em quinze anos de investigação, reuniram indícios históricos espantosos sobre o Império Romano, as cidades-estado maias, a Veneza medieval, a União Soviética, a América Latina, Inglaterra, Europa, Estados Unidos e África para elaborarem uma nova teoria de economia política com enorme relevância para as grandes questões atuais, nomeadamente:

– A China criou uma máquina de crescimento autoritário. Continuará a crescer a uma velocidade tão elevada que esmagará o Ocidente?

– Os melhores dias da América pertencerão já ao passado? Estaremos a passar de um círculo virtuoso, em que o esforço das elites para iluminar o poder são alvo de resistência para outro círculo vicioso, que enriquece e dá poder a uma pequena minoria?

– Qual é a forma mais eficaz de ajudar a transferir milhões de pessoas da rotina da pobreza para a prosperidade? Residirá em mais filantropia por parte das nações ricas do Ocidente?

 

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.