Home » Cultura » Livros » ESCAPARATE DE LIVROS EM 21 DE SETEMBRO

ESCAPARATE DE LIVROS EM 21 DE SETEMBRO

MÁ DESPESA PÚBLICA NAS AUTARQUIAS Sinopse (Editor: Aletheia)

«Já lá vai um ano desde que foi editado o primeiro livro Má Despesa Pública. Desta vez, o nosso trabalho é mais específico. A escolha não foi inocente. Estamos em ano de eleições autárquicas e será tempo de olhar para trás, fazer uma avaliação e escolher os autarcas que se seguem.

Este livro não pretende ajudar o leitor a fazer a avaliação dos autarcas do seu município. Não apresentamos um modelo de gestão e muito menos qualquer chave secreta para solucionar os graves problemas da gestão financeira do poder local.

Reunimos episódios que, somados, servem de reflexão e ajudam a formar um olhar crítico sobre a forma como as autarquias são governadas. Retratamos inúmeras situações de má-gestão, nepotismo e desleixo com os dinheiros públicos. Reflectimos sobre custo/benefício de vários projectos e tentamos encontrar pistas que ajudem a perceber o que levou muitas autarquias ao descalabro financeiro.»

Bárbara Rosa e Rui Oliveira Marques

Preco Desigualdade Sinopse (Editor: Bertrand Editora)

«Numa era em que a maioria dos norte-americanos via a economia como a ciência do dinheiro, eu era, por muitos motivos, um improvável candidato a economista. A minha família tinha ideais políticos e ensinou-me que o dinheiro não era importante; que o dinheiro não compra a felicidade; que o que importa é dedicarmo-nos aos outros e à nossa vida mental. Não obstante, na tumultuosa década de 1960, uma vez que me expus a novas ideias em Amherst, apercebi-me de que a economia era muito mais do que o estudo do dinheiro – era, na verdade, uma forma de pesquisa capaz de abordar as causas fundamentais da desigualdade (…)»

Em O Preço da Desigualdade, Joseph Stiglitz mostra-nos que a desigualdade crescente não é algo inevitável e que são os interesses financeiros que, no processo de criação da riqueza, sufocam o verdadeiro e dinâmico capitalismo. Com a sua visão única, Stiglitz analisa o cenário mundial, lançando hipóteses sobre as implicações que o crescimento da desigualdade terá na democracia, na política monetária e orçamental, e na globalização.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.