Home » Cultura » Livros » ESCAPARATE DE LIVROS EM 12 DE OUTUBRO

ESCAPARATE DE LIVROS EM 12 DE OUTUBRO

AS FARPAS Sinopse (Editor: Principia)

Depois de Eça de Queiroz, Jornalista, publicado pela Principia em Outubro de 2003, Maria Filomena Mónica surge agora com um novo trabalho de coordenação na obra AS FARPAS, de Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão, uma obra que, nas suas palavras, marcou uma época, dada a sua originalidade, fruto “da raiva sentida por uma nova geração diante da burguesia que se instalara no poder após a Regeneração de 1851”.

Já consideradas como um sistemático e quase completo curso de sociologia acerca do Portugal da Regeneração, AS FARPAS são uma admirável caricatura da sociedade da época.

Altamente críticos e irónicos, estes opúsculos publicados entre 1871 e 1872 satirizam com requintado e inteligente humor, entre outros aspectos, a imprensa e o jornalismo partidário ou banal; a Regeneração e todas as suas repercussões, a nível não só político, mas também económico, cultural, social e até moral; a religião e a fé católica; a mentalidade vigente, com a segregação do papel social da mulher; a literatura romântica, falsa e hipócrita.

Coligindo os opúsculos mensais inicialmente publicados sob uma capa alaranjada decorada com o diabo Asmodeus (o génio impuro de que falam as Escrituras) e que a cada número se esgotavam nas bancas de Lisboa (o primeiro número esgotou uma primeira edição de 2000 exemplares), esta edição de AS FARPAS visa um duplo propósito: por um lado, proporcionar a quantos se interessam pelos estudos queirozianos a oportunidade, até hoje inexistente, de poderem dispor da sua edição original; por outro lado, dar a conhecer ao grande público, na sua pureza, uma obra que, na versão conhecida sob o título de Uma Campanha Alegre, se apresenta diferente e editada de forma descuidada.

Na presente edição, optou-se apenas pela actualização da ortografia, tendo-se mantido em tudo o mais a integralidade dos textos originais.

Uma “Tabela Onomástica”, um “Glossário”, uma “Cronologia” e inúmeras notas ajudam os leitores a colocar AS FARPAS no contexto da época.

CONF NO MUNDO SÓCRATES Sinopse (Editor: Verbo)

«O 11 de Setembro trouxe-nos uma novidade: pela primeira vez uma democracia, envolvida numa guerra contra o terror, não usa a tortura de forma clandestina —fora da lei—mas tenta introduzi-la num quadro de excepção dentro da lei.»

José Sócrates

«Neste livro, José Sócrates desenvolve sua análise a partir de três abordagens complementares. Desfila a argumentação pelos canais da História, aborda os aspectos éticos da questão e acentua os danos que a prática da tortura acarreta às próprias instituições democráticas. Consegue desmontar, pedra por pedra, de forma convincente, todas as falácias a respeito da admissão do emprego da tortura em casos excepcionais, ou condicionada à limitação de sua intensidade e duração, ou ainda reservada exclusivamente aos episódios —sempre imaginários —em que um artefacto nuclear está prestes a explodir, ou centenas de crianças estão reunidas num cinema que somente o terrorista imaginário pode confessar, se pressionado pela dor.»

(In Prefácio de Luiz Inácio Lula da Silva)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.