Home » Atualidade » Internacional » Escritor Tibetano preso sem culpa formada em paradeiro desconhecido

Escritor Tibetano preso sem culpa formada em paradeiro desconhecido

Druklo o escritor e Bloguer Tibetano, crítico do governo chinês, foi detido arbitrariamente no passado dia 19 de Março, depois de ter publicado um artigo sobre o aumento de agentes de segurança chineses, no tibete, em vésperas do 56º aniversário aniversário do levantamento tibetano em 1959, uma data de forte impato político, no Tibete.

Druklo de 31 anos de idade que escreve sob o pseudónimo “Shokjang”, encontrava-se num hotel na região de Tongren (Rebkong), quando foi foi preso e levado para a Prefectura Autónoma Tibetana de Huangnan em Malho, na província de Qinghai, desconhecendo-se completamente o seu atual paradeiro, podendo estar a ser vítima de tortura.

Segundo Golog Jigme Gyatso, monje tibetano que atualmente vive na Suiza e que já esteve preso na China por ter colaborado com uma organização relacionada com o Dalai Lama, afirma que os familiares de Druklo, desconhecem completamente o seu paradeiro e que as autoridades não dão qualquer informação, nem permitem a intervenção do advogado.

Druklo já tinha sido preso em 2010, quando estudava na Universidade das Nacionalidades do noroeste da China, em Lanzhou na província de Qinghai, precisamente por ter escrito na ,um artigo sobre os protestes tibetanos de 2008.

A Amnistia Internacional, está a lançar um alerta pedindo aos defensores das liberdades e dos direitos humanos, ações de solidariedade e pressão sobre o governo Chinês, exigindo que seja permitido à família e ao advogado a visita ao escritor e a sua libertação imediata, uma vez que se encontra preso sem culpa formada.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.