Home » Ambiente & Natureza » “Esquecidos & Achados” no Fim de Semana em Aveiro

“Esquecidos & Achados” no Fim de Semana em Aveiro

A Praça do Peixe em Aveiro, zona onde se concentra o maior número de espaços de diversão noturna da cidade, vai ser palco da campanha “Esquecidos&Achados”, uma ação de sensibilização ambiental, que decorre nas noites do próximo fim de semana (26 a 28).

Organizada pela autarquia em parceria com a SUMA, a iniciativa pretende alertar para a quantidade de resíduos “esquecidos” e achados nos espaços públicos que circundam os estabelecimentos e estimular os utilizadores, a insurgirem-se contra comportamentos negligentes.

O abandono de pequenos lixos, nestas zonas, constituídos maioritariamente, por copos de plástico, garrafas e beatas, representa antes de mais, o total desrespeito “pelo outro” e pelo seu direito a beneficiar de um espaço público limpo e salubre, sendo por isso a pressão social, mais uma forma de sensibilizar os utilizadores daqueles espaços.

Se a perda de um objeto de valor provoca inquietação no proprietário, deixar para trás o lixo produzido suscita inquietação naqueles que o encontrarem.

Esta zona de diversão noturna será intervencionada pelos  “Extraviados”,  lixos ambulantes, nomeadamente um copo de cerveja, um copo de coca-cola e uma beata abandonada, que procuram os respetivos donos, infelizes por terem sido abandonados.

Com esta iniciativa pró-ativa, as diferentes personagens irão interpelar os transeuntes de forma dinâmica e divertida, sensibilizando-os, ao mesmo tempo para interagirem nos momentos de diversão e descontração, para as temáticas do acondicionamento e deposição dos pequenos lixos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.