Home » Saúde » Estudos recomendam tratamento percutâneo da válvula aórtica
Estudos recomendam tratamento percutâneo da válvula aórtica

Estudos recomendam tratamento percutâneo da válvula aórtica

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) divulga que, de acordo com os estudos de válvula aórtica percutânea apresentados na 68ª Sessão Científica Anual do Colégio Americano de Cardiologia, em março de 2019, todos os doentes com estenose aórtica grave e sintomática podem ser tratados com recurso aos procedimentos minimamente invasivos. Estima-se que existam cerca de 25.000 portugueses com indicação para este tratamento.

“Depois de, há uma década, ter sido lançado o tratamento da estenose aórtica por cateter para os doentes mais graves, o desenvolvimento médico e tecnológico sustentado permite, agora, alastrar a técnica a todos os doentes, especialmente aos de menor risco. Até ao momento, o uso das válvulas aórticas percutâneas tem sido restrito a doentes com estenose aórtica grave com risco cirúrgico aumentado, usualmente com mais de 80 anos, o que corresponde a cerca de 5000 portugueses”, explica João Brum Silveira, presidente da APIC.

Olíder da APIC acrescenta ainda, que: “Os estudos agora apresentados constituem a derradeira revolução na cardiologia e um marco histórico pela melhoria vertiginosa proporcionada pelos tratamentos minimamente invasivos da cardiologia de intervenção, comprovada por evidência científica de elevada qualidade”.

O estudo Partner 3 envolveu cerca de 900 doentes com uma idade média de 73 anos e com baixo risco cirúrgico. Os resultados aos 30 dias mostram que a válvula aórtica percutânea (VAP) é ​​substancialmente mais segura que a substituição da válvula aórtica cirúrgica (SAVR). Após um ano, morte, acidente vascular cerebral ou reinternamento, ocorreram em 8,5% (42/496) no grupo das VAPs, significativamente menos que os 15,1% (68/754) do braço da SAVR. Em concreto, os doentes do grupo VAPs tiveram menos 5 mortes, 8 acidentes vasculares cerebrais e 13 rehospitalizações em apenas um ano.

O outro estudo, o CoreValve Evolut Baixo Risco, avaliou cerca de 1400 doentes com uma idade média de 74 anos e baixo risco para SAVR seguidos pelo dobro do tempo (2 anos). Neste estudo, a taxa de morte ou acidente vascular cerebral incapacitante foi de 5.3% no grupo VAP e 6.7% na SAVR.

“Os Serviços de Cardiologia e de Cirurgia Cardíaca têm pela sua frente o desafio de dar resposta a esta nova era do tratamento valvular percutâneo proporcionado pela cardiologia de intervenção e toda a equipa multidisciplinar altamente treinada nesta área”, conclui João Brum Silveira.

A aorta é a principal artéria do nosso corpo que transporta sangue para fora do coração. Quando o sangue sai do coração flui da válvula aórtica para a artéria aorta. A válvula aórtica tem como função evitar que o sangue bombeado pelo coração não volte para trás. Na presença de estenose, a válvula aórtica não abre completamente, vai ficando cada vez mais estreita e isso diminui o fluxo sanguíneo do coração.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), uma entidade sem fins lucrativos, tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de atividades científicas no âmbito dos aspetos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular.

Para mais informações consulte: www.apic.pt

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.