Home » Sociedade » Notícia* » Expedição dos Marafados do TT Algarve a Marrocos
Expedição dos Marafados do TT Algarve a Marrocos

Expedição dos Marafados do TT Algarve a Marrocos

O Grupo Marafados do TT Algarve, promoveram no sábado, 23 de dezembro, junto aos Paços do Concelho de São Brás de Alportel, a partida simbólica da “Expedição Humanitária São Brás de Alportel – Marrakech: Memorial João Rosa Beatriz”, que arranca oficialmente a 26 de dezembro.

Um momento que contou com a presença dos vários participantes assim como do Cônsul Honorário do Reino de Marrocos no Algarve, Arq.º Alegria, do Presidente do Grupo Marafados do TT Algarve, António Vilela, do Executivo Municipal e dos Presidentes da Assembleia Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.

Esta expedição é uma oportunidade para mergulhar na cultura árabe, numa incursão ao norte de África, que permitirá alargar horizontes e recuperar a herança do Al-andaluz tendo como inspiração a história singular de João Rosa Beatriz, livre-pensador e republicano que fundou o concelho de São Brás de Alportel em 1914 e partiu para Marrocos em 1915 onde viveu até à sua morte.

Durante a partida simbólica, o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, ofereceu ao grupo um exemplar de “O Testamento Político de João Rosa Beatriz”. O Presidente do Grupo Marafados do TT Algarve, António Vilela, disse que irá ler excertos da obra em diferentes momentos da expedição.

Entre 26 de dezembro de 2017 e 6 de janeiro de 2018, ao longo de 3.700 quilómetros, os participantes terão a oportunidade de entrar em 2018 com uma experiência única, por um Marrocos profundo e conhecer os locais por onde passou e viveu João Rosa Beatriz.

Esta viagem tem um cariz humanitário que se concretizará com uma ajuda que será entregue a uma instituição de apoio à infância e juventude localizada em Ouezzane, similar à “Casa dos Rapazes”.

A iniciativa marca um novo impulso no acordo de cooperação que o Município de São Brás de Alportel firmou à mais de uma década com o Município de Ouezzane.

Chefchauen, Ouezzane, Meknes, Azrou, Gargantar du Todra, Todra, Agoudal, Alnif, Remlia, Zagora, Erg. Chegaga, Ouarzazate, Marrakech e Tetouan são os pontos principais por onde esta expedição vai passar.

João Rosa Beatriz nasceu em São Brás de Alportel a 19 de abril de 1881. O contacto com os ideais republicanos marcaram o seu percurso pessoal e profissional, tendo participado ns movimentações da Rotunda, a 4 e 5 de outubro de 1910 que levaram

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.