Home » Sociedade » Notícia* » Exposição ao Amianto causa milhares de mortes por ano
Exposição ao Amianto causa milhares de mortes por ano

Exposição ao Amianto causa milhares de mortes por ano

A APSEI – Associação Portuguesa de Segurança, alerta para a utilização de substâncias nocivas à saúde, nomeadamente o amianto, nas áreas da construção civil, manutenção e limpeza de edifícios.

Esta consciencialização para um dos tópicos mais atuais do setor enquadra-se na campanha 2018-2020 “Locais de trabalho saudáveis: gerir as substâncias perigosas”, levada a cabo pela EU-OSHA (Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho), com o apoio de outras entidades e media partners, entre os quais a revista Proteger, detida pela APSEI.

Embora a utilização do amianto esteja, hoje, praticamente proibida na União Europeia, esta substância continua a ser detetada em materiais de isolamento térmico, produtos de fibrocimento, por exemplo, o que significa que a exposição ao mesmo ainda é possível.

As fibras de amianto podem afetar gravemente a saúde quando inaladas, podendo provocar a amiantose (ou asbestose), o cancro do pulmão ou o mesotelioma e a verdade é que quanto mais exposto se estiver, maior é o risco de se desenvolver uma doença relacionada com o amianto, cujos primeiros sintomas podem levar até 30 anos para se manifestar.

Estudos provam que na Grã-Bretanha morrem por ano cerca de 3 mil pessoas vítimas de doenças causadas por exposição ao amianto no passado, sendo que 25% trabalharam nos setores da construção civil ou da manutenção de edifícios. Prevê-se que esse número cresça para cerca de 10 mil até 2020

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.